A Política Nacional de Educação Superior na Saúde e a Reorientação Curricular da FOUSP: Análise Comparativa do Desempenho e Percepção dos Estudantes

  • Ana Estela Haddad Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
  • Juan Sebastian Lara Romero University of Manchester
  • Cássio José Fornazari Alencar Universidade Paulista
  • Daniela Prócida Raggio Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
  • Ana Lídia Ciamponi Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
  • Marcelo Bonecker Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia
Palavras-chave: Educação Superior, Currículo, Graduação, Educação nas Profissões da Saúde, Odontopediatria.

Resumo

Este artigo apresenta um histórico recente da política nacional de educação superior e da política nacional de saúde, como contexto no qual o curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da USP conduziu sua reestruturação curricular. São destacados como referência o Plano Nacional de Educação (2014- 2024), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia, o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde), como contexto a partir do qual a reestruturação foi conduzida. Relatam-se ainda a aplicação da reestruturação curricular às mudanças formuladas e implementadas na Disciplina de Odontopediatria, e o resultado da avaliação de desempenho e de percepção dos estudantes, comparando-se os currículos antes e depois da reestruturação.
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Haddad, A. E., Romero, J. S., Alencar, C. J., Raggio, D., Ciamponi, A., & Bonecker, M. (2018). A Política Nacional de Educação Superior na Saúde e a Reorientação Curricular da FOUSP: Análise Comparativa do Desempenho e Percepção dos Estudantes. Revista De Graduação USP, 3(2), 15-23. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p15-23
Seção
Artigos