Uso de Simulador Realístico de Alta Fidelidade no Ensino da Fisiologia Humana no Curso de Enfermagem

  • André Luiz Thomaz de Souza Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Patrícia Passaglia Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Fisiologia
  • Evelin Capellari Cárnio Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
Palavras-chave: Fisiologia, Ensino, Simulação.

Resumo

A simulação realística possibilita a reprodução de situações reais para o aprimoramento no processo ensinoaprendizagem. Contudo, seu uso nas ciências básicas, especificamente no ensino da fisiologia humana, ainda é incipiente. O objetivo do presente estudo foi implementar o uso do simulador realístico de alta fidelidade no ensino da fisiologia humana no curso de enfermagem. A simulação teve como tema a regulação da pressão arterial. Foi disponibilizado para os alunos um caso clínico no qual pudessem reconhecer em um simulador realístico de alta fidelidade as variações na pressão arterial a curto e longo prazo e sua aplicabilidade no contexto clínico. Foram utilizadas as funções relacionadas ao sistema cardiovascular disponíveis no simulador. De acordo com a cena/evento implementado no simulador, era esperado que o aluno identificasse o tipo de alteração fisiológica resultante. Na sequência, o tema era discutido com foco na fisiologia inserida no contexto clínico. Identificou-se que o uso do simulador realístico no ensino da fisiologia humana é uma ferramenta útil para o desenvolvimento cognitivo do aluno quanto ao funcionamento do corpo humano, especificamente em relação aos mecanismos de regulação da pressão arterial. Tomando como base a experiência desenvolvida infere-se que o uso do simulador realístico de alta fidelidade possibilita a integração teórico-prática com a aplicação clínica, o que consequentemente aumenta as chances no aprendizado sobre a fisiologia do corpo humano.
Publicado
2018-07-04
Como Citar
Souza, A. L., Passaglia, P., & Cárnio, E. (2018). Uso de Simulador Realístico de Alta Fidelidade no Ensino da Fisiologia Humana no Curso de Enfermagem. Revista De Graduação USP, 3(2), 113-118. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p113-118
Seção
Relatos