As diferentes atuações psicopedagógicas em uma escola municipal especial para alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Amanda da Paixão Montenegro Faculdade São Luís

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p93-103

Resumo

O presente estudo tem como meta central relatar e refletir sobre as variadas atuações psicopedagógicas em um ambiente escolar, tendo em vista as significativas experiências vividas no município de São João de Meriti, em uma Escola Pública Especial que atende somente alunos que apresentem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. O fato de essa instituição ter em seu quadro três psicopedagogas despertou grande interesse. Desta forma, este relato analisa as diferentes funções desempenhadas por elas perante a comunidade escolar. Os instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram observações, fotografias e entrevistas realizadas com todos os profissionais da escola. A pesquisa se fundamentou em estudos de autores como Laura Barbosa, Nádia Bossa, Renata Ferreira e Lev Vygotsky. Por fim, destaca-se a importância de um psicopedagogo no ambiente escolar, pois este busca constantemente a melhoria no processo de ensino e aprendizagem, bem como a prevenção, o acompanhamento e a solução dos problemas de aprendizagem, sendo um mediador e incentivando o estudante a desenvolver as suas potencialidades.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARBOSA, Laura Monte. A Psicopedagogia no Âmbito da Instituição Escolar. Curitiba: Expoente; 2001.

BARBOSA, Laura Monte. “Caixa de Trabalho: uma Ação Psicopedagógica Proposta pela Epistemologia Convergente”. Disponível em: <http://www.psicopedagogia.pro.br>. Acessado em 15 jan. 2018.

BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

BRASIL, IBGE. Pesquisa do Município São João de Meriti, 2016. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acessado em 6 jan. 2018.

CAPELLI, D.; GOLDSTEIN, A. & PIACENTINI, P. Brincar é Desenvolver: um Caminho para o Mundo do Autismo. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2010.

FERREIRA, Renata Tereza da Silva. “A Importância da Psicopedagogia”. Disponível em: <http://www.psicopedagogiaonline.com.br>. Publicado em: 25 jun. 2002.

TEIXEIRA, Gustavo. Manual do Autismo. São Paulo: Best Seller, 2016.

VYGOTSKY, Lev. Imaginação e a Arte na Infância. México: Hispânicas, 1987.

WEISS, Maria Lúcia. “Psicopedagogia Institucional: Controvérsias, Possibilidades e Limites”. In: SARGO, Claudete (org.). A Práxis Psicopedagógica Brasileira. São Paulo: ABPp, 1994.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Montenegro, A. da P. (2020). As diferentes atuações psicopedagógicas em uma escola municipal especial para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista De Graduação USP, 4(1), 93-103. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p93-103

Edição

Seção

Relatos