A importância da educação financeira: um estudo no ensino profissionalizante

Autores

  • Dhieciane de Sousa Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Antonia Jessyca Nayane Barbosa da Silva Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Bárbara Sampaio de Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Paiva Mendes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p125-137

Palavras-chave:

Conhecimento Financeiro, Aplicabilidade de Ensino, Educação Financeira

Resumo

O estudo aborda a importância da educação financeira no ensino profissionalizante, seguindo três vertentes para corroborar a visão dos discentes, docentes e supervisores de estágio. Neste sentido, as temáticas dividem-se no conhecimento na área, no ensino e sua aplicação. O objetivo geral é destacar a importância da educação financeira sob a ótica dos discentes e docentes de uma escola profissional e dos supervisores de estágio de empresas em Quixadá-CE. A pesquisa é descritiva, de natureza qualiquantitativa, considerada bibliográfica, documental e de campo. Adotou-se a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados qualitativos e utilizou-se uma planilha eletrônica para a análise quantitativa. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário e um roteiro de entrevista. Os resultados mostram que, apesar de parte dos alunos demonstrarem desinteresse pela área de finanças, eles apresentam bons conhecimentos a respeito dela, e ressaltam que a aplicabilidade do ensino na prática é considerada importante, sobretudo na contribuição para o seu desenvolvimento profissional. Os docentes avaliam que esse ensino contribui para a formação profissional deles e dos alunos, e que, com essa temática, há uma certa facilidade na execução de atividades profissionais. Já os supervisores identificam benefícios em relação ao ensino, principalmente quando se estabelece a consciência dos gastos e quando esse conhecimento proporciona melhorias na formação dos jovens. Conclui-se, portanto, que tanto os alunos como os professores e supervisores evidenciam a importância do tema e que identificam impactos positivos referentes a essa análise.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASSAF, N. A. & GUASTI, L. F. Curso administração financeira. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

BODIE, Z. & MERTON, R. C. Finanças. Porto Alegre: Editora Bookman, 2002.

BRASIL. “Decreto n. 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira – Enef, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências”. Brasília, DF, 22 dez. 2010.

BRASIL. “Decreto n° 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da República Escolas de Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito”. Brasília, DF, 23 set. 1909.

BRASIL. “Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”. Brasília, DF, 20 dez. 1996.

BRITO, L. S.; BAPTISTA, J. A.; SILVA, S. R.; BRAZ, S. & HENRIQUE, M. R. “A Importância da Educação Financeira nos Contextos Acadêmico e Profissional: Um Levantamento de Dados com Alunos Universitários”. IX SEGeT, Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Tema: Gestão, Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade, 2012.

BRONSTRUP, T. M. & BECKER, K. L. “Educação Financeira nas Escolas: Estudo de Caso de uma Escola Privada de Ensino Fundamental no Município de Santa Maria (RS)”. Revista Camine: Caminhos da Educação, São Paulo, vol. 8, n. 2, 2016. ISSN 2175-4217.

BUENO, L. L. B. A Educação Financeira e o Processo de Desenvolvimento Econômico do País. Monografia, Universidade de Taubaté, São Paulo, 2010.

FAVIERI, D. B; KROETZ, M. & VALENTIM, I. Educação Financeira para Crianças. Santa Catarina. 2013.

FILHO, R. L. B. “Educação Profissional no Brasil: Novos Rumos”. Revista Ibero-americana de Educación, n. 20, 1999, pp. 87-105.

GERHARDT, T. E. & SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 7 ed. São Paulo/SP: Harbra Ltda., 2002.

GROPPELLI, A. A. & NIKBAKHT, E. Administração Financeira. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

HOJI, M. Administração Financeira na Prática: Guia para Educação Financeira Corporativa e Gestão Financeira Pessoal. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

JÚNIOR, A. B. L.; RIGO, C. M. & CHEROBIM, A. P. M. S. Administração Financeira: Princípios, Fundamentos e Práticas Financeiras. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KIOYSAKI, R. T.; LECHTER, S. L. Pai rico, pai pobre: O que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. 66º Ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.

MALHOTRA, N. K. Marketing research: focus on decision. Tradução: Opportunity Translations. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MODERNELL, A. Quero Ser Rico. Brasília, DF: Mais ativos Educação Financeira, 2011.

MORAES. R. C. & OLIVEIRA, W. “A Importância da Gestão Financeira nas Empresas”. Revista Científica do Centro Universitário de Araras, São Paulo, vol. 5, n. 1, 2011, pp. 51-58.

OLIVEIRA A. E.; MACHADO, F. F. S.; MARTINS, J. C. & SPOSITO, R. R. A Importância da Educação Financeira no Contexto Escolar e Familiar: Uma Amostra do Projeto Implantado na Unespar, Paraná, 2014.

PINHEIRO, R. P. “Educação Financeira e Previdenciária, a Nova Fronteira dos Fundos de Pensão”. In: PINHEIRO, R. P. (org.). Fundos de Pensão e Mercado de Capitais. São Paulo: Editora Peixoto Neto, 2008.

TEIXEIRA, A. O.; WUNDERLICH, A. N. H.; SANTOS, F. C. & FERREIRA, R. T. L. Vantagens e Desvantagens da Implantação da Disciplina Educação Financeira nas Escolas de Ensino Médio na Cidade de Pinhais – PR Pinha/PR 2010. 2010. 82 f. Monografia (Graduação em Administração de Empresas), Faculdades de Pinhais, Pinhais, 2010.

TREVISAN, R.; MELLO, F. P.; SILVA, T. M.; CERETTA, P. S. & VISENTINI, M. S. “A Importância da Aprendizagem de Noções de Finanças no Médio das Escolas de Santa Maria-RS”. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da Uerj, Rio de Janeiro, vol. 12, n. 1, jan./abr. 2017, p. 1.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

ARAÚJO, Dhieciane de Sousa; SILVA, Antonia Jessyca Nayane Barbosa da; MENEZES, Bárbara Sampaio de; MENDES, Daniel Paiva. A importância da educação financeira: um estudo no ensino profissionalizante. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 125–137, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p125-137. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/156398.. Acesso em: 19 abr. 2024.