Relações institucionais esperadas e existentes na disciplina laboratório de ensino de matemática em um curso de graduação

Autores

  • Laerte Silva da Fonseca Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju.
  • Kleyfton Soares da Silva Instituto Federal Goiano, Campus Campos Belos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p57-70

Palavras-chave:

Análise Institucional, Laboratório de Ensino de Matemática, Desempenho Discente

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma análise institucional, cujo objetivo foi validar a institucionalização dos conhecimentos prévios esperados das disciplinas pré-requisitos de Laboratório de Ensino de Matemática. A metodologia considerou uma análise institucional fundamentada na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1992), que foi conduzida em seis fases, sob alguns princípios da Engenharia Didática Clássica (ARTIGUE, 1998). Como fio condutor dessa empreitada, buscou-se responder à seguinte questão: os conhecimentos desenvolvidos nas três disciplinas pré-requisitos de Laboratório de Ensino de Matemática estão disponíveis no repertório dos estudantes matriculados e funcionando como suporte para novos conhecimentos esperados pela disciplina em questão? Os resultados revelaram a inexistência dos conhecimentos prévios esperados como disponíveis nos alunos para o bom desempenho da disciplina em análise. Dessa forma, a pesquisa mostrou a importância de uma mudança emergente nos hábitos de ensinar e aprender noções relacionadas à formação de professores de matemática.

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

Fonseca, L. S. da, & Silva, K. S. da. (2020). Relações institucionais esperadas e existentes na disciplina laboratório de ensino de matemática em um curso de graduação. Revista De Graduação USP, 4(1), 57-70. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p57-70

Edição

Seção

Artigos