A teoria de metodologia ativa na prática: uma vivência entre pós-graduandos e graduandos numa atividade extraclasse

Autores

  • Gabriel Pereira Gouveia da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos.
  • João Paulo Eguea Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos.
  • Kandice Suane Barros Ribeiro Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos.
  • Luciana Montanari Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p159-165

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Ensino e Aprendizagem, Desenho Técnico Mecânico

Resumo

As metodologias ativas de ensino apresentam técnicas de ensino-aprendizagem baseadas na construção ativa de conhecimento, com foco no estudante. A formação de pós-graduandos e novos docentes capazes de utilizar tais metodologias se faz necessária no cenário atual do ensino superior. O conceito de Metodologia Ativa foi apresentado aos estudantes de Pós-Graduação na disciplina de Preparação Pedagógica oferecida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (PPGEM-EESC USP). Para colocar em prática as metodologias apresentadas, sugeriu-se a participação dos pós-graduandos como mediadores de conhecimento em uma atividade extraclasse da disciplina de Desenho Técnico Mecânico I (DTM I), oferecida aos estudantes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP. A atividade foi desenvolvida durante quatro semanas consecutivas, contando com a participação voluntária de quatro pósgraduandos e catorze estudantes de graduação. O desempenho dos estudantes de graduação participantes das atividades melhorou em relação à prova anterior e também foi superior ao desempenho médio de todos os alunos da turma. Do ponto de vista dos pós-graduandos, a atividade permitiu uma experiência de planejar e executar um plano de aula que fizesse uso de metodologias ativas em sala. Os resultados acadêmicos dos alunos de graduação e o relato dos pós-graduandos mostram como tais atividades são uma forma de melhoria do ensino e aprendizagem, com destaque para o benefício proporcionado pela integração entre alunos de graduação e de pós-graduação no contexto da formação de novos docentes.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. “Metodologia de Ensino na Universidade Brasileira: Elementos de uma Trajetória”. In: CASTANHO, Sérgio & CASTANHO, Maria Eugênia (orgs.). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001.

GODOY, Elenilton Vieira; ALMEIDA, Eustáquio de. “A Evasão nos Cursos de Engenharia e a Sua Relação com a Matemática: uma Análise a partir do Cobenge”. Educação Matemática Debate, [s.l.], vol. 1, n. 3, 2017, pp. 339-348.

BARBOSA, Eduardo Fernandes & MOURA, Dácio Guimarães. “Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Engenharia”. In: Anais International Conference on Engineering and Technology Education. Cairo, 2014.

BARDINI, Vivian Silveira dos Santos & SPALDING, Marianne. “Application of Active Teaching-Learning Methodologies: Experience in the Engineering Area”. Revista de Ensino de Engenharia, [s.l.], vol. 36, n. 1, 2017, pp. 49-58 . GN1 Genesis Network. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5935/2236-0158.20170005>.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Parecer CNE/CES 1/2019, homologação publicada no DOU 23/04/2019, Seção 1, p. 109.

BRUM, Karina Fernandes; PURCIDONIO, Paula Michelle & FERREIRA, Marta Lucia Azevedo. “Aprendizagem Ativa no Ensino de Engenharia de Métodos: uma Experiência no Cefet/RJ”. Revista Produção Online, [s.l.], vol. 17, n. 3, 15 set. 2017, pp. 956-974 . Associação Brasileira de Engenharia de Produção – Abepro. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v17i3.2739>.

PARREIRA, J. E. “Aplicação e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Ativa (Tipo ISLE) em Aulas de Mecânica, em Cursos de Engenharia”. Revista Brasileira de Ensino de Física, [s.l.], vol. 40, n. 1, e1401, 20 jul. 2017, pp. 1-6 . FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0180>.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Silva, G. P. G. da, Eguea, J. P., Ribeiro, K. S. B., & Montanari, L. (2020). A teoria de metodologia ativa na prática: uma vivência entre pós-graduandos e graduandos numa atividade extraclasse. Revista De Graduação USP, 4(1), 159-165. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p159-165

Edição

Seção

Relatos