O uso do role-play no ensino de negociações internacionais

Autores

  • Janina Onuki Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais e Centro de Estudos das Negociações Internacionais
  • Amâncio Jorge de Oliveira Universidade de São Paulo. Instituto de Relações Internacionais e Centro de Estudos das Negociações Internacionais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p45-51

Palavras-chave:

Negociações Internacionais, Simulações e Role-Play, Teoria dos Jogos

Resumo

Poucos são os trabalhos dedicados a promover um balanço sobre os principais ganhos do uso de simulações, em termos pedagógicos, no ensino de Relações e Negociações Internacionais. Prevalecem amplamente, dentre os trabalhos disponíveis, relatos qualitativos sobre procedimentos e aplicações das simulações e/ou teste de hipóteses correntes na literatura. A avaliação comparada da experiência de simulações, tomando por base um grande número de aplicações, não é comum entre os estudos do gênero. Este artigo tem por objetivo preencher esta lacuna tomando por base a experiência de ensino nesta área, apoiada pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, com o Programa Pró-Ensino.

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Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ONUKI, Janina; OLIVEIRA, Amâncio Jorge de. O uso do role-play no ensino de negociações internacionais. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 45–51, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p45-51. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124083.. Acesso em: 19 abr. 2024.