Uso de Simulador Realístico de Alta Fidelidade no Ensino da Fisiologia Humana no Curso de Enfermagem

Autores

  • André Luiz Thomaz de Souza Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Patrícia Passaglia Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Fisiologia
  • Evelin Capellari Cárnio Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i2p113-118

Palavras-chave:

Fisiologia, Ensino, Simulação.

Resumo

A simulação realística possibilita a reprodução de situações reais para o aprimoramento no processo ensinoaprendizagem. Contudo, seu uso nas ciências básicas, especificamente no ensino da fisiologia humana, ainda é incipiente. O objetivo do presente estudo foi implementar o uso do simulador realístico de alta fidelidade no ensino da fisiologia humana no curso de enfermagem. A simulação teve como tema a regulação da pressão arterial. Foi disponibilizado para os alunos um caso clínico no qual pudessem reconhecer em um simulador realístico de alta fidelidade as variações na pressão arterial a curto e longo prazo e sua aplicabilidade no contexto clínico. Foram utilizadas as funções relacionadas ao sistema cardiovascular disponíveis no simulador. De acordo com a cena/evento implementado no simulador, era esperado que o aluno identificasse o tipo de alteração fisiológica resultante. Na sequência, o tema era discutido com foco na fisiologia inserida no contexto clínico. Identificou-se que o uso do simulador realístico no ensino da fisiologia humana é uma ferramenta útil para o desenvolvimento cognitivo do aluno quanto ao funcionamento do corpo humano, especificamente em relação aos mecanismos de regulação da pressão arterial. Tomando como base a experiência desenvolvida infere-se que o uso do simulador realístico de alta fidelidade possibilita a integração teórico-prática com a aplicação clínica, o que consequentemente aumenta as chances no aprendizado sobre a fisiologia do corpo humano.

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Publicado

2018-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

SOUZA, André Luiz Thomaz de; PASSAGLIA, Patrícia; CÁRNIO, Evelin Capellari. Uso de Simulador Realístico de Alta Fidelidade no Ensino da Fisiologia Humana no Curso de Enfermagem. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 2, p. 113–118, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p113-118. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147916.. Acesso em: 16 abr. 2024.