O método analytic network process na instalação de polos de ensino a distância: uma análise bibliométrica

Autores

  • Fabrício Martins Carvalho da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Júlio César Andrade de Abreu Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p5-17

Palavras-chave:

Produção Científica, Webibliomining, Ensino à Distância, Multicritério

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo mapear a produção científica em apoio multicritério no método Analytic Network Process aplicado à instalação de polos de ensino a distância, identificando os periódicos, autores, países e as instituições que mais publicaram sobre o tema, e dessa forma propor a futuros pesquisadores um método para desenvolver um “núcleo de partida” de uma pesquisa bibliográfica. Foi utilizado um modelo proposto de webibliomining, na base de dados Web of Science, que analisou a produção científica no período de 2003 a 2017. Os procedimentos metodológicos se utilizaram de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Os resultados apontaram 11.221 artigos, e após uma análise bibliométrica constatou-se que o “pico” da produção foi no ano de 2017 com 1.556 artigos. Os Estados Unidos foram responsáveis por 25,30% do total de artigos publicados, sendo a Educação a área que mais publicou artigos, 24,97%. Foram selecionados trinta artigos para compor o “núcleo de partida” para uma futura pesquisa bibliográfica.

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Fabrício Martins Carvalho da; ABREU, Júlio César Andrade de. O método analytic network process na instalação de polos de ensino a distância: uma análise bibliométrica. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 5–17, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p5-17. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/147979.. Acesso em: 19 abr. 2024.