Integração ensino-serviço como estratégia na reorganização da formação do fonoaudiólogo na área de saúde do trabalhador

Autores

  • Andrea Cintra Lopes Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia.
  • Kemellyn Nayara Veiga Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia.
  • Maria Paula Almeida Gobbo Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia.
  • Amanda Bozza Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia.
  • Karlla Cassol Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Departamento de Fonoaudiologia.
  • Nara Ligia Miao Luchi Universidade de São Paulo. Faculdade de Odontologia de Bauru. Especialista em Audiologia.
  • Ana Laura Spirandeli Cruz de Oliveira Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p51-56

Palavras-chave:

Vigilância em Saúdo do Trabalhador, Educação em Saúde, Ensino

Resumo

A integração ensino-serviço é o trabalho coletivo pactuado, articulado e integrado de estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se aí os gestores, cuja finalidade é a qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, a excelência da formação profissional e o desenvolvimento/satisfação dos trabalhadores dos serviços. Essa integração auxilia os serviços no desenvolvimento de ações e na educação continuada dos trabalhadores dos serviços, melhorando a qualidade da assistência, da mesma forma que auxilia na formação dos estudantes para o serviço. Trata-se de um relato de experiência realizado entre o curso de fonoaudiologia e o Cerest de Bauru-SP, no contexto de vigilância em saúde do trabalhador. Desse modo, deve ser estimulada continuamente a atitude de querer aprender e a pró-atividade em busca da autonomia, evidenciada por muitos dos alunos que propõem e desenvolvem estratégias e ações de inserção profissional nos diferentes ambientes profissionais. A partir dos estudos e da experiência na integração ensino-serviço, percebe-se que essa trajetória vem sendo construída com experiências exitosas tanto do ensino quanto do serviço. O ensino se deslumbra com novos cenários de prática, mas pouco se dedica à transformação dos processos de atenção à saúde. Embora ainda se constitua um processo lento, iniciado na década de 1970, está restrito a algumas instituições e disciplinas isoladas. É preciso um esforço conjunto para o avanço na integração ensino-serviço para se concretizarem as mudanças nos indicadores de saúde.

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Integração ensino-serviço como estratégia na reorganização da formação do fonoaudiólogo na área de saúde do trabalhador. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 51–56, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p51-56. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/161880.. Acesso em: 29 mar. 2024.