As diferentes atuações psicopedagógicas em uma escola municipal especial para alunos com Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Amanda da Paixão Montenegro Faculdade São Luís

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p93-103

Resumo

O presente estudo tem como meta central relatar e refletir sobre as variadas atuações psicopedagógicas em um ambiente escolar, tendo em vista as significativas experiências vividas no município de São João de Meriti, em uma Escola Pública Especial que atende somente alunos que apresentem o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. O fato de essa instituição ter em seu quadro três psicopedagogas despertou grande interesse. Desta forma, este relato analisa as diferentes funções desempenhadas por elas perante a comunidade escolar. Os instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram observações, fotografias e entrevistas realizadas com todos os profissionais da escola. A pesquisa se fundamentou em estudos de autores como Laura Barbosa, Nádia Bossa, Renata Ferreira e Lev Vygotsky. Por fim, destaca-se a importância de um psicopedagogo no ambiente escolar, pois este busca constantemente a melhoria no processo de ensino e aprendizagem, bem como a prevenção, o acompanhamento e a solução dos problemas de aprendizagem, sendo um mediador e incentivando o estudante a desenvolver as suas potencialidades.

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

MONTENEGRO, Amanda da Paixão. As diferentes atuações psicopedagógicas em uma escola municipal especial para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 93–103, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p93-103. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/150005.. Acesso em: 19 abr. 2024.