Avaliação da percepção de graduandos da USP referente à integração do ensino acadêmico com a tecnologia em saúde

Autores

  • Mariane Helen de Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição
  • Larissa Novais da Silva Lopes Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.
  • Ingrid Bradimiller Gottsfritz Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.
  • Luiza Lujan São João Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.
  • Giovanna Bifulco Sproesser Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.
  • Tamiris Isabeli da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.
  • Ismael Alves Lucena Gomes Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.
  • Débora dos Santos Pereira Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.
  • Wolney Lisboa Conde Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p85-91

Palavras-chave:

Práticas Interdisciplinares, Educação Superior, Ciência da Saúde, Tecnologia, Aplicativos Móveis

Resumo

A demanda em integrar ensino acadêmico e as Tecnologias em Informação e Comunicação (TICs) é crescente nos dias atuais, visto que os avanços na tecnologia impactam diretamente a produção científica e estão fortemente presentes no cotidiano dos universitários. O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de graduandos da área da saúde da Universidade de São Paulo, campus capital, com relação à integração entre ensino acadêmico e tecnologia, por meio de um questionário eletrônico. O questionário apresentava questões sobre o perfil do graduando, o acesso a plataformas digitais durante a formação acadêmica e na prática clínica e os conhecimentos em tecnologias adquiridos durante o curso. As frequências absoluta e relativa referentes a sexo, curso, acesso a dispositivos móveis e percepção dos universitários foram calculadas. O questionário obteve um total de 57 participantes, sendo 46 (80,7%) do sexo feminino e 11 (19,3%) do sexo masculino. Dentre os participantes, 93% referiram o uso de plataformas digitais na formação acadêmica, 94,7% demonstraram interesse em aprender mais sobre tecnologia durante a graduação, e mais de 90% apontaram que as ferramentas tecnológicas podem auxiliar na compreensão dos conteúdos ministrados em sala de aula e na aproximação da prática profissional. Evidências apontam a necessidade de implementação das TICs no sistema universitário, assim como o estímulo para a incorporação de ferramentas tecnológicas pelos docentes. Além disso, é preciso construir estratégias de ensino aprendizagem com recursos tecnológicos que acolham o conteúdo necessário para a formação do profissional da saúde.

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Biografia do Autor

  • Mariane Helen de Oliveira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição
     

     

  • Larissa Novais da Silva Lopes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.

     

       

     

  • Giovanna Bifulco Sproesser, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.

     

     

     

  • Tamiris Isabeli da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.

     

     

  • Ismael Alves Lucena Gomes, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem.

     

     

     

     

  • Débora dos Santos Pereira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.

     

     

  • Wolney Lisboa Conde, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição.

     

     

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

OLIVEIRA, Mariane Helen de; LOPES, Larissa Novais da Silva; GOTTSFRITZ, Ingrid Bradimiller; JOÃO, Luiza Lujan São; SPROESSER, Giovanna Bifulco; SILVA, Tamiris Isabeli da; GOMES, Ismael Alves Lucena; PEREIRA, Débora dos Santos; CONDE, Wolney Lisboa. Avaliação da percepção de graduandos da USP referente à integração do ensino acadêmico com a tecnologia em saúde. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 1, p. 85–91, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p85-91. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/161866.. Acesso em: 16 abr. 2024.