A teoria de metodologia ativa na prática: uma vivência entre pós-graduandos e graduandos numa atividade extraclasse

Autores

  • Gabriel Pereira Gouveia da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos.
  • João Paulo Eguea Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos.
  • Kandice Suane Barros Ribeiro Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos.
  • Luciana Montanari Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p159-165

Palavras-chave:

Metodologia Ativa, Ensino e Aprendizagem, Desenho Técnico Mecânico

Resumo

As metodologias ativas de ensino apresentam técnicas de ensino-aprendizagem baseadas na construção ativa de conhecimento, com foco no estudante. A formação de pós-graduandos e novos docentes capazes de utilizar tais metodologias se faz necessária no cenário atual do ensino superior. O conceito de Metodologia Ativa foi apresentado aos estudantes de Pós-Graduação na disciplina de Preparação Pedagógica oferecida no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (PPGEM-EESC USP). Para colocar em prática as metodologias apresentadas, sugeriu-se a participação dos pós-graduandos como mediadores de conhecimento em uma atividade extraclasse da disciplina de Desenho Técnico Mecânico I (DTM I), oferecida aos estudantes do curso de graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP. A atividade foi desenvolvida durante quatro semanas consecutivas, contando com a participação voluntária de quatro pósgraduandos e catorze estudantes de graduação. O desempenho dos estudantes de graduação participantes das atividades melhorou em relação à prova anterior e também foi superior ao desempenho médio de todos os alunos da turma. Do ponto de vista dos pós-graduandos, a atividade permitiu uma experiência de planejar e executar um plano de aula que fizesse uso de metodologias ativas em sala. Os resultados acadêmicos dos alunos de graduação e o relato dos pós-graduandos mostram como tais atividades são uma forma de melhoria do ensino e aprendizagem, com destaque para o benefício proporcionado pela integração entre alunos de graduação e de pós-graduação no contexto da formação de novos docentes.

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

A teoria de metodologia ativa na prática: uma vivência entre pós-graduandos e graduandos numa atividade extraclasse. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 159–165, 2020. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v4i1p159-165. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/172758.. Acesso em: 28 mar. 2024.