Foco e Escopo

A Série Científica (ISSN 2316-9095) é dedicada à divulgação de artigos inéditos, nas diversas áreas da Geologia, criteriosamente avaliados e revisados por corpo editorial qualificado. A revista publica artigos em Português e em Inglês, porém, e estimula a submissão de artigos em Inglês.

Processo de Avaliação pelos Pares

O Conselho Editorial faz uma pré-análise do material submetido, qualificando-o ou não, para eventual publicação na Geologia USP. Série Científica.

Após qualificado, o manuscrito é submetido à avaliação por pares com, pelo menos o parecer de dois relatores nomeados pelo Conselho Editorial. Os manuscritos não qualificados serão devolvidos ao autor.

O prazo de avaliação do manuscrito é de aproximadamente 30 dias.

As críticas e sugestões dos relatores serão enviadas ao autor principal/correspondente para as providências necessárias.

Efetuada as alterações, o autor deve encaminhar a nova versão do trabalho para uma reavaliação dos relatores.

O artigo só será publicado após avaliação dos relatores e, em caráter definitivo, pelo Conselho Editorial.

Textos em inglês poderão ser revisados por profissional contratado pela revista para essa função. Esta revisão será enviada ao autor para sua concordância.

A correção da prova final do trabalho, antes da publicação, será feita pelos próprios autores. Nesta fase do processo, não serão aceitas modificações.

Periodicidade

Trimestral.

Publicação em: março, junho, setembro e dezembro.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de se disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico à sociedade.

"A Revista Geologia USP. Série Científica, não cobra APCs ou taxas de submissão."

Plagiarismo

A Geologia USP. Série Científica aceita artigos inéditos e originais. Utiliza o sistema Similarity Check da CrossRef para verificação de similaridade textual e identificação de plágio e autoplágio. Textos que apresentarem semelhanças com outros já publicados, ou manipulação de citações e/ou dados serão excluídos do processo de avaliação e, dependendo da gravidade e extensão da má conduta científica, os autores poderão ser suspensos. A Geologia USP: Série Científica adota as orientações do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) e do Directory of Open Access Journals (DOAJ) (https://doaj.org/publishers#advice), além de apoiar-se em políticas e normas constantes em documentos nacionais e internacionais de instituições renomadas. 

Fontes de Indexação

  • American Geological Institute – GEOREF
  • Bibliography and Index of Geology and Zoological Record - BIOSIS
  • Geo Abstracts (Elsevier) – GEOBASE
  • SCOPUS – SCOPUS
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/QUALIS
  • EBSCO Publishing – EBSCO

Patrocinadores

Universidade de São Paulo. Credenciamento e Apoio Financeiro do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP.

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

A divulgação científica a cargo do Instituto de Geociências da USP iniciou-se em 1970 com o Boletim IGA, tendo sido renomeado em 1972 para Boletim IG. Em 2001 a revista “Geologia USP. Série Científica” é criada substituindo o Boletim IG, incluindo a adoção de um formato atualizado, a ampliação do corpo consultivo e o incremento da qualidade do intercâmbio e da frequência das publicações.

A revista está indexada em expressivas bases de dados científicas, tais como ELSEVIER, GEOREF, BIOSIS, SCOPUS, EBSCO e QUALIS. Face ao incremento de artigos publicados, em 2004 ela passou de anual a semestral e, em 2013, foi considerada referência nível B2 Nacional pela CAPES. A partir de 2003 os artigos foram disponibilizados na versão digital hospedados no portal "http://www.igc.usp.br/geologiausp". Em 2008 as publicações passam a ser publicados em formato ePub. Em 2012 os artigos recebem o DOI (Digital Object Identifier) e a submissão eletrônica é implantada no 2º semestre, através do sistema OJS (Open Journal Systems). Em 2013, com crescente demanda, a periodicidade passou a ser trimestral. No segundo semestre de 2016, a submissão passa a ser feita diretamente no Portal de Revistas USP (https://www.revistas.usp.br/guspsc). A revista tem tradicionalmente recebido apoio financeiro do SIBi / USP.