Reavaliação das Glossopterídeas do Permiano Inferior do Afloramento Cambaí Grande, Bacia do Paraná, RS

Autores

  • Graciela Pereira Tybusch Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Porto Alegre.
  • Roberto Iannuzzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Instituto de Geociências, Departamento de Paleontologia e Estratigrafia, Porto Alegre.
  • Mary Elizabeth Cerruti Bernardes-de-Oliveira Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Ricardo da Cunha Lopes Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p41-51

Palavras-chave:

Glossopteris, Gangamopteris, Cambaí Grande, Formação Rio Bonito, Permiano Inferior, Rio Grande do Sul.

Resumo

O Afloramento Cambaí Grande está localizado no Município de São Gabriel, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, sendo conhecido pela ocorrência de uma associação ímpar, composta de conchas de pelecípodes marinhos associados a restos vegetais de alguns elementos da “Flora Glossopteris”. O presente trabalho teve como principal objetivo a reavaliação da paleoflora de Cambaí Grande, bem como a reanálise do posicionamento estratigráfico do afloramento. Para tanto, foi realizada a revisão do material paleobotânico existente em coleções e uma redescrição da seção aflorante. A seqüência aflorante está dividida em duas seções bem definidas (uma inferior e outra superior), sendo que os megafósseis vegetais estudados encontram-se na parte basal da seção superior. Diferentemente do que se encontra estabelecido na literatura, as correlações com sondagens indicaram que o Afloramento Cambaí Grande posiciona-se estratigraficamente no intervalo correspondente à porção médio-superior da Formação Rio Bonito e não na porção superior do Grupo Itararé. Além disso, o conteúdo paleobotânico levantado por diversos autores compreendia, até o presente trabalho, a presença dos gêneros Gangamopteris, Samaropsis, Cordaicarpus e Cordaites, afora restos não identificados atribuídos a algas e a um cone de gimnosperma. Este estudo, no entanto, confirmou a presença do primeiro registro de folhas do tipo Glossopteris na paleoflora de Cambaí Grande, além da ocorrência, pela primeira vez, da espécie indiana Gangamopteris cyclopteroides Feistmantel, o que aumenta a possibilidade de correlação desta associação com as das paleofloras mais jovens, pertencentes à Formação Rio Bonito, e com aquelas dos estágios florísticos indianos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Tybusch, G. P., Iannuzzi, R., Bernardes-de-Oliveira, M. E. C., & Lopes, R. da C. (2016). Reavaliação das Glossopterídeas do Permiano Inferior do Afloramento Cambaí Grande, Bacia do Paraná, RS. Geologia USP. Série Científica, 16(4), 41-51. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p41-51