Similaridades florísticas da macroflora artinskiana do Membro Siderópolis, Formação Rio Bonito (Bacia do Paraná, Brasil) com as paleofloras cisuralianas da Índia

Autores

  • Mary Elizabeth Cerruti Bernardes-de-Oliveira Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Pauline Sabina Kavali Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo. Birbal Sahni Institute of Palaeosciences, Lucknow.
  • Sandra Eiko Mune Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Maria Judite Garcia Universidade de São Paulo - USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Mahesh Shivanna Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Instituto de Geociências, Porto Alegre.
  • Roberto Iannuzzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Instituto de Geociências, Porto Alegre.
  • Karoline Gonçalves Pereira Universidade Guarulhos - UnG, Guarulhos.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p53-64

Palavras-chave:

Glossopteris, Gondwana ocidental, Gondwana oriental, Artinskiano.

Resumo

Esta contribuição visa à comparação entre a paleoflora do Membro Siderópolis e as paleofloras dos andares cisuralianos das bacias gondvânicas indianas, oferecendo assim critérios adicionais para a correlação das sucessões carvoeira gondvânicas ocidentais e orientais, no intervalo do Permiano inferior. Apesar do grande número de espécies em comum com as floras do Andar Karharbari (Sakmariano), a paleoflora Siderópolis apresenta maior percentagem e diversificação do gênero Glossopteris, menos expressivas nas floras do Andar Karharbari, enquanto o complexo Gangamopteris-Noeggerathiopsis, declinante na paleoflora do Membro Siderópolis, ainda domina nas associações do referido andar indiano. Entretanto, a composição florística do nível inferior do Andar Barakar (Artinskiano), apesar de apresentar menos espécies em comum com a paleoflora Siderópolis, caracteriza-se pelo domínio e diversidade do gênero Glossopteris sobre o complexo Gangamopteris-Noeggerathiopsis, que diminui tanto em diversidade como em abundância no Barakar inferior, semelhante ao que ocorre na paleoflora brasileira aqui estudada. O declínio do estágio icehouse e a posição latitudinal semelhante das regiões gondvânicas aqui comparadas, durante o Artinskiano, teriam atuado como fatores importantes no desenvolvimento de padrões de vegetação similares nas floras geradoras de carvões no Gondwana Ocidental (Brasil) e no Oriental (Índia).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bernardes-de-Oliveira, M. E. C., Kavali, P. S., Mune, S. E., Garcia, M. J., Shivanna, M., Iannuzzi, R., & Pereira, K. G. (2016). Similaridades florísticas da macroflora artinskiana do Membro Siderópolis, Formação Rio Bonito (Bacia do Paraná, Brasil) com as paleofloras cisuralianas da Índia. Geologia USP. Série Científica, 16(4), 53-64. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p53-64