Estudo palinoestratigráfico da região carvoeira da Bacia de Wardha, Estado de Maharashtra, Índia Central, e sua provável correlação com palinoestratigrafias gondvânicas indianas e de outras áreas

Autores

  • Pauline Sabina Kavali Birbal Sahni Institute of Palaeosciences, Lucknow. 2Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.
  • Mahesh Shivanna Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS, Instituto de Geociências, Porto Alegre.
  • Mahesh Bilwa Lingappa University of Mysore, Department of Studies in Geology, Karnatak.
  • Mary Elizabeth Cerruti Bernardes-de-Oliveira Universidade de São Paulo – USP, Instituto de Geociências, Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental - GSA, Laboratório de Paleobotânica e Palinologia, Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p99-117

Palavras-chave:

Mina de carvão Umrer, Índia, Permiano inferior, Palinologia.

Resumo

Este trabalho relata os resultados dos estudos palinológicos realizados na região carvoeira da Bacia de Wardha, no Estado de Maharashtra, Índia Central. A região carvoeira cobre uma área de 4 km2 e é caracterizada por três camadas de carvão designadas como camadas de base, meio e topo intercaladas com lâminas de sedimento. Análises estatísticas dos palinomorfos desses sedimentos tem evidenciado o domínio de grãos de pólen monossacados radiais do gênero Parasaccites e subdomínio de bissacados estriados do gênero Scheuringipollenites em associação com outros taxa típicos do Eopermiano, a saber: Crucisaccites, Callumispora, Caheniasaccites, Brevitriletes, Tiwariasporis e Primuspollenites. Esta associação caracteriza a palinoflora da Formação Karharbari superior, sugerindo ser a região carvoeira de Umrer de idade neossakmariana a eoartinskiana. Essa idade é confirmada pela presença da espécie Crucisaccites monoletus típica da Formação Karharbari. Deduções de idade tem também sido feitas por correlações com assembleias similares de diferentes bacias da Índia e de palinofloras eopermianas de outros continentes gondvânicos, alguns dos quais tem sido associados com sedimentos datados radiométricamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Kavali, P. S., Shivanna, M., Lingappa, M. B., & Bernardes-de-Oliveira, M. E. C. (2016). Estudo palinoestratigráfico da região carvoeira da Bacia de Wardha, Estado de Maharashtra, Índia Central, e sua provável correlação com palinoestratigrafias gondvânicas indianas e de outras áreas. Geologia USP. Série Científica, 16(4), 99-117. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v16i4p99-117