Sucessões vulcânicas, modelo de alimentação e geração de domos de lava ácidos da Formação Serra Geral na região de São Marcos-Antônio Prado (RS)

Autores

  • Evandro Fernandes de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Geociências
  • Ruy Paulo Philipp Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Geociências
  • Gabriela Cioato Rizzon Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Geociências
  • Breno Leitão Waichel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas de Magalhães May Rossetti Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Geociências

DOI:

https://doi.org/10.5327/S1519-874X2012000200004

Palavras-chave:

Pahoehoe, ´a´&#257, , Grandes Províncias Ígneas, Domos de lavas, Província Paraná-Etendeka

Resumo

Na região entre São Marcos (RS) e Antônio Prado (RS), a Formação Serra Geral expõe na base uma sucessão de basaltos do tipo pahoehoe sotopostos a derrames ´a´ā. Os primeiros foram gerados por um volume de erupção baixo em um regime de fluxo fechado e colocado em uma paleotopografia plana (< 5° de declividade). A lenta perda de calor deste sistema permite que os fluxos atinjam distâncias da fonte > 100 km. Os tipos ´a´ā foram gerados por descargas dos fluxos superiores às das pahoehoe e transportados em canais abertos, em que o rápido resfriamento limita o deslocamento dos fluxos por longas distâncias da fonte. Ambos são toleíticos de baixo TiO2 e a morfologia dos derrames não pode ser explicada por variações geoquímicas. Acima destes afloram vulcanitos ácidos quimicamente compatíveis com o Grupo Palmas e Subgrupo Caxias. Recentemente, a extração de rochas ornamentais na região expôs as porções internas dos diques de alimentação deste vulcanismo. Observam-se estruturas magmáticas subverticais e verticais que em superfície abasteceram domos de lavas com características exógenas. Propõe-se um modelo para a geração destes envolvendo a ascensão diapírica de magmas ácidos que se tornam vesiculados, viscosos e estacionários em subsuperfície. Posteriormente, maiores volumes de recargas magmáticas ascendem rapidamente e extraem "pedaços" da fração vesiculada gerando no conduto autobrechas e estruturas verticalizadas que se expandem lateralmente em direção à superfície organizando os domos de lavas com vitrófiros na base e no topo e um núcleo maciço fanerítico fino. A ciclicidade e homogeneidade textural dos domos são típicas de efusivas e a identificação das zonas subvulcânicas de alimentação permite compreender o modo de colocação destes fluxos na Formação Serra Geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lima, E. F. de, Philipp, R. P., Rizzon, G. C., Waichel, B. L., & Rossetti, L. de M. M. (2012). Sucessões vulcânicas, modelo de alimentação e geração de domos de lava ácidos da Formação Serra Geral na região de São Marcos-Antônio Prado (RS) . Geologia USP. Série Científica, 12(2), 49-64. https://doi.org/10.5327/S1519-874X2012000200004