Foco e Escopo

Publicar temas pertinentes ao ensino de Graduação e Pós-graduação em todas as áreas abrangidas pela Geologia.

Periodicidade

Irregular

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A divulgação científica a cargo do Instituto de Geociências da USP, iniciou-se em 1970 com o Boletim IGA, ao qual se seguiu o Boletim IG, em 1972. A revista “Geologia USP”, criada em 2001, substituiu esse Boletim, tendo em vista a necessidade de total reformulação, incluindo a adoção de um “layout” atualizado, a ampliação do corpo consultivo, o incremento da qualidade do intercâmbio e da frequência das publicações. A “Geologia USP” é um importante veículo científico, por meio de seus três produtos: Série Científica, Publicação Especial e Série Didática.

Série Didática (ISSN 1677-7549): reúne temas para uso nos cursos de Graduação e Pós-graduação. À semelhança dos outros dois tipos de publicações foi totalmente reformulada em 2001, e está no site da revista, www.igc.usp.br/geologiausp, desde 2003 com artigos completos on line, incluindo-se também os publicados nos antigos Boletins IG e IGA. Integrante do Portal de Periódicos Eletrônicos em Geosciências, http://ppgeo.igc.usp.br, também utiliza a metodologia SciELO.