O conceito de ficção em Hayden White e sua validade para os debates em história e literatura

Autores

  • Henrique Carvalho Pereira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2017.140540

Palavras-chave:

Teoria literária – História – Hayden White – Ficção.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a conceptualização de ficção presente no trabalho do estudioso norte-americano Hayden White. Acredita-se que a discussão possa oferecer contribuições tanto no campo da história como no da teoria literária. O texto central utilizado foi “The fictions of factual representation” (WHITE, 1985), que se buscou aqui iluminar a partir das teorias desenvolvidas pelo formalismo russo. O texto começará analisando a conceituação oferecida por White, definirá ficção e, por fim, retornará a White para discutir se é ou não possível considerar a história como “ficção do fato”, e o que isso implica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henrique Carvalho Pereira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    é graduando em História pela Universidade de São Paulo e graduando em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. In: PESSANHA, J. A. M. (Org.). Ospensadores: Aristóteles. 1. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

CHALHOUB, S. Apresentação. In: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. (Orgs.). A História contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998. p. 7-13.

COMPAGNON, A. A Literatura. In: __________. O Demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 29-47.

DORAN, R. Editor’s Introduction. In: WHITE, H. The Fiction of Narrative: Essays on History, Literature, and Theory (1957-2007). Baltimore/London: The Johns Hopkins University Press. 2010. p. xiii-xxxii.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

EIKHENBAUM, B. M. A teoria do “Método Formal”. In: TOLEDO, D. O. (Org.). Teoriadaliteratura:formalistas russos. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1978. p. 3-38.

FRYE, H. N. Ethical criticism: theory of symbols. In: __________. Anatomyof criticism: four essays. Princeton: Princeton University Press. Third Printing, 1973. p. 71-128.

GINZBURG, C. O fio e os rastros: verdadeiro, falso, fictício. São Paulo: Cia. das Letras, 2014.

HOBSBAWM, E. Sobrehistória. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

JAKOBSON, R. O. Linguística e poética. In: __________. Linguísticaecomunicação. São Paulo: Cultrix, 1960. p. 118-162.

__________. Do realismo artístico. In: TOLEDO, D. O. (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1978. p. 119-127.

LE GOFF, J. História. In: __________. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990. p. 17-166.

PAUL, H. Hayden white: the historical imagination. Cambridge/Malden: Polity Press, 2011.

SHKLOVSKY, V. B. Art as device. In: __________. Theory of prose. 6th printing. Champaign/London/Dublin: Dalkey Archive Press, 2011. p. 1-14.

__________. Literature without a plot: Rozanov. In: __________. Theoryofprose. 6th printing. Champaign/London/Dublin: Dalkey Archive Press, 2011. p. 189-205.

__________. The making of Don Quixote. In: __________. Theory of prose. 6th printing. Champaign/London/Dublin: Dalkey Archive Press, 2011. p. 72-100.

TODOROV, T. A literaturaem perigo. 2. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

TROTSKY [Lev Davidovich Bronstein]. A escola poética formalista e o marxismo. In: TOLEDO, D. O. (Org.). Teoria da literatura: formalistas russos. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1978. p. 71-85.

__________. A noção de literatura. In: __________. Os gêneros do discurso. São Paulo: Martins Fontes, 1980. p. 11-23.

TOMACHEVSKI, B. V. Temática. In: TOLEDO, D. O. (Org.). Teoriadaliteratura: formalistas russos. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1978. p. 169-204.

WHITE, H. V. Tropics of discourse: essays in cultural criticism. 2. ed. Baltimore/London: The Johns Hopkins University Press, 1985.

__________. Metahistory: the historical imagination in nineteenth century Europe. Baltimore/London: The Johns Hopkins University Press, 1975.

__________. The Politics of Historical Interpretation: Discipline and De-Sublimation. In: __________. TheContentof the Form: Narrative Discourse and Historical Interpretation. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1985. p. 58-82.

Downloads

Publicado

2017-06-14

Edição

Seção

Academia

Como Citar

O conceito de ficção em Hayden White e sua validade para os debates em história e literatura. (2017). Humanidades Em diálogo, 8, 93-107. https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2017.140540