Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p106-125

Palavras-chave:

Protagonismo social, Bibliotecário, Mediação da informação, Competência em informação

Resumo

Apresenta proposições, a partir de um projeto de pesquisa em andamento, para o desenvolvimento de um perfil de bibliotecário protagonista, tendo como subsídios os constructos teórico-conceituais da mediação e da competência em informação. Emprega como recurso metodológico a revisão de literatura de autores clássicos e contemporâneos das temáticas em foco, bem como, a experiência docente na disciplina serviços de informação. Conclui-se que ao compreender a necessidade de integrar múltiplos saberes, utilizando os conceitos da mediação da informação, desenvolvendo um conjunto de conhecimentos e habilidades (competências), o bibliotecário pode se sentir cada vez mais preparado para atender as necessidades dos usuários, e dessa forma, sentir-se protagonista de suas atividades laborais, preparando os usuários para se tornarem, progressivamente, autônomos no acesso e uso das informações que necessitam, promovendo assim, ações que beneficiam a todos, bibliotecários e usuários dos serviços de informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará
    Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 106–125, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p106-125. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/101368.. Acesso em: 19 mar. 2024.