A fotografia e seus tentáculos: interpretações possíveis no universo dos arquivos

Palavras-chave: Documento fotográfico, documento de arquivo, imagem, fotografia.

Resumo

A fotografia não somente constitui um tipo de representação icônica que goza de um extenso uso cultural e uma ampla trajetória histórica como também apresenta uma morfologia específica e um tipo documental com características específicas. Ao longo das duas últimas décadas, surgiu um grande interesse no âmbito das ciências sociais e humanas em torno da fotografia com uma abordagem interdisciplinar e enfoques historiográficos, da história das técnicas fotográficas, filosóficos, artísticos, antropológicos, sociológicos, psicológicos, semióticos, educativos, para citar aqui apenas alguns. Nossa pesquisa pretende enfocar a fotografia na perspectiva informativo-documental, examinando a imagem como evidência de um registro dentro de um sistema da informação, estudando a gestão dos fundos e coleções fotográficas, e do tratamento de seu conteúdo de representação icônica para gerar representações documentais secundárias, visando possibilitar a recuperação dos documentos e das informações nelas contidas. Partindo dessa perspectiva, buscaremos a partir de agora a contribuição de autores como Agustín Lacruz (2015); Benítez e Rodrigues (2006), Boadas i Raset (2001), Valle Gastaminza (1999), Lacerda (2013) e Lopez (2000), que irão corroborar na construção teórica de nossa pesquisa, no que diz respeito aos conceitos da fotografia e de suas características. Buscamos nesse breve apresentação elencarmos a problemática da fotografia dentro do âmbito do arquivo e conceituar os documentos fotográficos dentro de um estado de coisas. Uma vez reconhecido a fotografia como documento de arquivo é necessário estudos e reflexões sobre as atividades de arquivo como a avaliação, a classificação e a descrição arquivística e a sua aplicabilidade na fotografia como objeto de análise documental, seus métodos e possibilidades nos principais métodos de leitura de imagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Malverdes, Universidade Federal do Espírito Santo
Doutorado Ciência da Informação Unb, Mestrado História Social Ufes, Arquivista e Historiador, Professor do Departamento de Arquivologia Ufes.
Andre Porto Ancona Lopez, Universidade de Brasília
Especialista em Arquivos, bacharel, licenciado, mestre e doutor em História. Professor da Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação.
Publicado
2017-04-20
Como Citar
MALVERDES, A.; LOPEZ, A. A fotografia e seus tentáculos: interpretações possíveis no universo dos arquivos. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 8, n. 1, p. 24-45, 20 abr. 2017.
Seção
Artigos