Arquivistas e Museólogos: uma reflexão crítica sobre o posicionamento destes profissionais na Classificação Brasileira de Ocupações

Autores

  • Helena Maria Tarchi Crivellari Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiara dos Santos Alves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Guiomar da Cunha Frota Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i1p46-67

Palavras-chave:

Arquivista, Museólogo, Classificação Brasileira de Ocupações. Relação Anual de Informações Sociais,

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares de pesquisa em andamento, que tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre o posicionamento dos profissionais Arquivistas e Museólogos na Classificação Brasileira de Ocupações.  A pesquisa foi feita através de levantamento bibliográfico e documental e parte do seguinte questionamento: qual é o posicionamento dos profissionais Arquivistas e Museólogos na Classificação Brasileira de Ocupações?  A relevância desse artigo consiste na escassez de pesquisas sobre a Família ocupacional “Arquivistas e Museólogos” e sobre o mercado de trabalho destes profissionais; além de contribuir com apontamentos para uma possível atualização e revisão de parte do documento da Classificação Brasileira de Ocupações. O artigo contextualiza a formação e organização profissional do Arquivista e do Museólogo no Brasil; apresenta o histórico da Classificação Brasileira de Ocupações; em seguida, situa o Arquivista e o Museólogo na Classificação Brasileira de Ocupações; depois, exemplifica o uso da Classificação Brasileira de Ocupações na Relação Anual de Informações Sociais. Por fim, encerra-se com uma conclusão parcial que pretende colaborar para reflexões sobre: as classificações de ocupação; a dificuldade de viabilizar propostas de políticas públicas de formação e emprego de Arquivistas e Museólogos; possíveis aspectos a respeito do emprego do Arquivista e do Museólogo; as políticas microinstitucionais de descrição de cargos nos editais de concurso público. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helena Maria Tarchi Crivellari, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Thiara dos Santos Alves, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Maria Guiomar da Cunha Frota, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arquivistas e Museólogos: uma reflexão crítica sobre o posicionamento destes profissionais na Classificação Brasileira de Ocupações. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 46–67, 2017. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v8i1p46-67. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/107210.. Acesso em: 28 mar. 2024.