Um mapeamento da produção científica sobre Bibliotecas Comunitárias na Ciência da Informação brasileira

Autores

  • Mariana de Souza Alves Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Andres Salcedo Universidade Federal de Pernambuco
  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p40-66

Palavras-chave:

Biblioteca comunitária, Biblioteconomia, Ciência da Informação

Resumo

As bibliotecas comunitárias são criadas pela própria comunidade com o enfoque em práticas de leitura e ação cultural. No campo da Ciência da Informação esse tema é pouco tratado, quando comparado aos trabalhos que discorrem sobre outros tipos de bibliotecas. No entanto, diversas pesquisas estão surgindo nos últimos anos sobre o tema assim como diversas bibliotecas comunitárias estão sendo criadas. Considera esses pressupostos para justificar esta pesquisa que tem como objetivo mapear e analisar o estado da arte sobre o estudo de bibliotecas comunitárias no campo da Ciência da Informação brasileira. De caráter exploratório e descritivo, a pesquisa demandou como procedimento metodológico a identificação, recuperação e análise da produção científica nas bases BRAPCI, nos anais do ENANCIB e nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação nacionais. Essa etapa resultou num corpus de 41 documentos que datam de 1970 até 2013. A principal conclusão da pesquisa atenta ao fato de que existe a necessidade de mais políticas públicas em que sejam consideradas as especificidades das bibliotecas comunitárias e a efetiva participação do bibliotecário junto às demandas desse tipo de biblioteca, assim como na elaboração das políticas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana de Souza Alves, Universidade Federal de Pernambuco
    Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). É bibliotecária do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, IFPE, Campus Palmares. Atualmente é mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.
  • Diego Andres Salcedo, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutor em Comunicação (UFPE). Mestre em Comunicação (UFPE). Graduação em Biblioteconomia (UFPE). Professor Departamento de Ciência da Informação da UFPE.
  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, Universidade Federal de Pernambuco
    Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora Adjunto 2 da Universidade Federal de Pernambuco, atuando na graduação em Biblioteconomia, e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Participa dos grupos de pesquisa SCIENTIA e Organização e Representação do Conhecimento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à informação, organização de arquivo, bibliometria, cientometria, tratamento da informação, Política de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Downloads

Publicado

2016-10-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALVES, Mariana de Souza; SALCEDO, Diego Andres; CORREIA, Anna Elizabeth Galvão Coutinho. Um mapeamento da produção científica sobre Bibliotecas Comunitárias na Ciência da Informação brasileira. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 7, n. 2, p. 40–66, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i2p40-66. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/107260.. Acesso em: 19 abr. 2024.