Conteúdo informacional gerado nas redes sociais: o universo dos parques de diversão

  • Nadi Helena Presser Universidade Federal de Pernambuco. Departamento da Ciência da Informação.
  • Phelipe Rafael Alves de Menezes Universidade Federal de Pernambuco. Departamento da Ciência da Informação.
Palavras-chave: Redes Sociais online, Manifestações dos clientes, Conteúdo informativo, Parques de diversão

Resumo

Pesquisa exploratória e descritiva, examinou os mecanismos de interatividade fornecidos pelas redes sociais e identificou os conteúdos informacionais gerado pelos internautas. A unidade de análise se constituiu de três sites de relacionamento – Facebook, Twitter e Instagram, dos quais foram examinados os perfis de quatro parques de diversão brasileiros – Beto Carrero, Beach Park, Hot Park e Thermas dos Laranjais. Os resultados sugeriram a criação de três categorias de análise: identificação do público dos parques de diversão, a interatividade informacional nas redes sociais e, por último, uma descrição das manifestações do público sobre os parques de diversão. Em relação à interatividade, o estudo constatou que a produção, disseminação e uso de informação configura um contexto social, no qual cada pessoa é um potencial produtor e usuário de informações. Os horários e períodos de captura e registro de fotos e outras publicações refletem a experiência turística ocorrendo durante a visita ao parque e capturada em tempo real. O conteúdo informativo desvela que os parques, em geral, possuem um bom nível de menções positivas. 

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Biografia do Autor

Nadi Helena Presser, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento da Ciência da Informação.
Doutora em Engenharia de Produção, Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do mestrado profissional em Gestão Pública, ambos da UFPE
Phelipe Rafael Alves de Menezes, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento da Ciência da Informação.
Graduado em Administração e em Gestão da Informação pela UFPE
Publicado
2016-10-07
Como Citar
Presser, N., & Menezes, P. (2016). Conteúdo informacional gerado nas redes sociais: o universo dos parques de diversão. InCID: Revista De Ciência Da Informação E Documentação, 7(2), 67-92. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p67-92
Seção
Artigos