Documentar as Artes. Entre dois Pólos: um Arquivo de Objetos e Papeis e um Arquivo Nativo digital

Autores

  • Francesca Zanella Universidade de Parma

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v7i2p4-22

Palavras-chave:

Arquivos Digitais, Arquivos de Arte Visual, Práticas de Arte Contemporânea, Arte Italiana, Arte não realizada, Projetos

Resumo

Através dessa contribuição, pretende-se enfrentar um âmbito bastante articulado e vasto como o dos arquivos, objetos de amplo debate, através de dois estudos de caso diferentes por história e natureza, o Centro Studi e Archivio della Comunicazione da Universidade de Parma – CSAC – e o MoRE, Museum of Refused and Unrealised Art Projects – http://www.moremuseum.org/omeka/. Dois arquivos dedicados à pesquisa artística e projetual contemporânea, no primeiro caso italiana, a partir das primeiras décadas de 1900, o segundo internacional e italiana, da segunda metade de 1900 e contemporânea. Os dois arquivos estão relacionados por um objetivo comum: a necessidade de conjugar a pesquisa sobre a contemporaneidade através da coleta e arquivamento de documentos do fazer artístico.

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Biografia do Autor

  • Francesca Zanella, Universidade de Parma

    Presidente CSAC e Pro-reitora Assuntos Gerais e Legais e Coordenação de Atividades de Internacionalização

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Publicado

2016-10-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ZANELLA, Francesca. Documentar as Artes. Entre dois Pólos: um Arquivo de Objetos e Papeis e um Arquivo Nativo digital. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 7, n. 2, p. 4–22, 2016. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v7i2p4-22. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/121368.. Acesso em: 19 abr. 2024.