Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação

  • Maria Cristiane Barbosa Galvao Universidade de São Paulo
  • Pierre Pluye McGill University
  • Ivan Luiz Marques Ricarte Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Métodos de pesquisa mistos, Revisões de literatura mistas, Educação continuada em pesquisa, Ciência da informação, Avaliação de pesquisa.

Resumo

O emprego de métodos mistos e revisões de literatura mistas pode ser uma janela de oportunidades para que os pesquisadores se insiram no processo de internacionalização da ciência. Desse modo, o presente trabalho sistematiza conceitos, formas de construção e critérios de avaliação relacionados a pesquisas empregando métodos mistos e revisões de literatura mistas. No que se refere à metodologia, empregou-se uma revisão de literatura seletiva, considerando o critério de relevância do texto para que se tenha uma inicialização e compreensão dos aspectos essenciais relacionados a métodos mistos e revisões mistas. Em seguida, empregou-se um relato de caso que apresenta a percepção de pesquisadores brasileiros sobre uma experiência de ensino-aprendizagem com a temática de métodos mistos e revisões mistas. Como resultado, entende-se que o conhecimento sobre métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas tem potencial para aumentar a capacidade de investigação nacional e internacional; ampliar a massa crítica de revisores para a atuação em agências de fomento e em periódicos nacionais e internacionais; e, reforçar a colaboração internacional para desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Barbosa Galvao, Universidade de São Paulo
Professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Pierre Pluye, McGill University
Professor Titular da Faculty of Medicine da McGill Unversity.
Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas
Professor Titular da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.
Publicado
2017-10-04
Como Citar
Galvao, M. C., Pluye, P., & Ricarte, I. (2017). Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construção e critérios de avaliação. InCID: Revista De Ciência Da Informação E Documentação, 8(2), 4-24. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24
Seção
Artigos