Abordagens conceituais e aplicativas da mediação nos serviços de informação

Palavras-chave: Mediação da informação. Serviços de informação. Mediação implícita. Mediação explícita.

Resumo

Apresenta a mediação da informação como um campo profícuo de estudos e práticas profissionais no campo da Ciência da Informação (CI) e no espectro biblioteconômico-informacional, relacionado a diversos outros conceitos como serviços de informação, competências em informação, produtos de informação, tecnologias de informação, gestão da informação. Objetiva abordar as perspectivas teórico-conceituais e tipológicas da mediação da informação, estabelecendo intercorrências com os serviços de informação, contemplando aplicações mútuas no desiderato da mediação implícita e explícita. Utiliza como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, estabelecendo diálogo com obras diversas como livros e artigos sobre as temáticas “mediação” e “serviços de informação”. Os resultados demonstram que há várias possibilidades de aplicação da mediação implícita e explícita, tanto para a fundamentação das pesquisas sobre mediação da informação, quanto para práticas profissionais em ambientes de informação. Conclui-se que as relações entre mediação e serviços de informação demonstram o amplo caráter técnico, pedagógico e institucional na CI e nas práticas profissionais nos ambientes de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri
Professor do Curso de Graduação e do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) da UFCA.
Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará
Professora do Departamento de Ciências da Informação e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Editora da Revista Informação em Pauta da UFC.
Publicado
2017-10-04
Como Citar
Silva, J. L., & Farias, M. G. (2017). Abordagens conceituais e aplicativas da mediação nos serviços de informação. InCID: Revista De Ciência Da Informação E Documentação, 8(2), 106-123. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p106-123
Seção
Artigos