As transformações da memória indígena na contemporaneidade

  • Rodrigo Piquet Saboia de Mello Fundação Nacional do Índio. Museu do Índio
  • Ione Helena Pereira Couto Fundação Nacional do Índio. Museu do Índio
Palavras-chave: Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas, Indigenismo, Documentação, Memória, Fundação Nacional do Índio - FUNAI

Resumo

O artigo estabelece uma discussão dos estoques informacionais produzidos em meio digital pelo Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - PROGDOC, organizados e difundidos pelo Museu do Índio/Fundação Nacional do Índio em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO e pelos centros de documentação em áreas indígenas, tendo como objetivo principal trilhar os diferentes suportes da memória indígena: da memória oral, passando pela memória documental fomentada pelo Estado e a memória auto-referente, na qual os retratados são os mesmos que realizam o registro documentário, ou seja, os próprios povos indígenas e o contexto político-institucional que possibilitou o Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Piquet Saboia de Mello, Fundação Nacional do Índio. Museu do Índio
Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialista em Gestão da Administração Pública pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com Ênfase em Ensino de Sociologia. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense - UFF - com os títulos de licenciatura e bacharelado. Também possuo o bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente, servidor público estatutário da Fundação Nacional do Índio - FUNAI - no cargo de Indigenista Especializado lotado no Museu do Índio na Chefia do Núcleo de Biblioteca e Arquivo - NUBARQ. Professor Docente I - 16 horas da disciplina de Sociologia em regime estatutário da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC - do Estado do Rio de Janeiro.
Ione Helena Pereira Couto, Fundação Nacional do Índio. Museu do Índio
Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987) e doutora em Memória Social (2009), pela mesma Instituição. É Coordenadora de Patrimonio Cultural no Museu do Índio , com experiência na área de conservação preventiva, coleções etnográficas, etnologia indígena e patrimônio cultural.
Publicado
2017-10-04
Como Citar
Mello, R., & Couto, I. (2017). As transformações da memória indígena na contemporaneidade. InCID: Revista De Ciência Da Informação E Documentação, 8(2), 163-175. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v8i2p163-175
Seção
Artigos