Bases teóricas da gestão da informação

da gênese às relações interdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p89-106

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Gestão da Informação, Informação, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo discorre sobre os principais acontecimentos históricos e as iniciativas que deram origem à gestão da informação. Apresenta o progresso conceitual do tema, partindo da discussão basilar sobre as significações iniciais para os termos informação e gestão, ao discutir a respeito das relações interdisciplinares da gestão da informação. Caracteriza-se como estudo exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. A gestão da informação contemporânea torna a disciplina fundamental para o desenvolvimento de uma nova - a Gestão do Conhecimento - cujo objetivo se diferencia do da gestão da informação por pensar para além da gestão da informação. A partir disso, considera-se que o objetivo principal deste estudo foi atingido, porque deu subsídios teóricos para o desenvolvimento de pesquisas futuras em gestão da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Alves Monteiro, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraiba

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista “Julío Mesquita Filho” (UNESP); Doutora em Administração, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

MONTEIRO, S. A.; DUARTE, E. N. Bases teóricas da gestão da informação: da gênese às relações interdisciplinares. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 89-106, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p89-106. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/133677. Acesso em: 26 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos