Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência

Palavras-chave: Competências em informação, Setor de referência, Biblioteca universitária, Bibliotecário, Ação formativa.

Resumo

Apresenta resultados de pesquisa em andamento no setor de referência de duas bibliotecas universitárias. Na primeira fase desta investigação, atuou-se dentro do campo de pesquisa, visando descobrir quais competências os bibliotecários das bibliotecas pesquisadas já possuem, quais precisam ser desenvolvidas e quais precisam ser potencializadas para atuação no setor de referência. Utilizou-se a abordagem qualitativa e os princípios da pesquisa participante. Para coletar os dados fez-se uso dos seguintes instrumentos: roteiros de entrevista, formulários de prospecção e diário de campo. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. Os resultados conduziram a segunda fase da pesquisa, foco desta comunicação, a qual se refere à montagem de uma ação formativa (capacitação) com a finalidade de impulsionar os sujeitos da pesquisa a refletirem acerca do que vivenciam no dia a dia no ambiente de trabalho, quais as competências que utilizam e quais poderiam ser desenvolvidas para melhor atender ao usuário. Para tal, o foco da capacitação será nas etapas do processo de referência e seus desdobramentos na realidade cotidiana dos bibliotecários. Conclui-se que a partir desta ação nas bibliotecas pesquisadas, os bibliotecários compreenderão a importância de atuar como protagonistas do seu ambiente de trabalho, promovendo a autorreflexão sobre suas ações junto aos usuários e também sobre as possibilidades de melhorar o atendimento, pensando nas competências em informação que já detêm e as que precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas, a fim de proporcionar a ampliação de seus repertórios de competências com foco na melhoria dos serviços prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará
Doutora em Ciência da Informação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.
Andreza Conceição da Silva, Universidade Federal do Ceará

Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Discente do curso de Biblioteconomia do Departamento de Ciências da Informação da UFC.

 

 

Publicado
2019-05-23
Como Citar
FARIAS, M. G.; SILVA, A. Ação formativa para o desenvolvimento de competências no setor de referência. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 10, n. 1, p. 113-129, 23 maio 2019.
Seção
Artigos