Gestão por competências em bibliotecas universitárias

um estudo nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p107-129

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Gestão por competências, Gestão de pessoas

Resumo

O estudo apresenta as bibliotecas universitárias como organizações que ao longo do tempo tornaram-se extremamente dependentes das novas tecnologias da informação para oferecerem serviços e produtos em harmonia com as necessidades informacionais de seus usuários. Neste contexto, aponta-se com base na literatura científica quais são as competências necessárias ao pessoal que atua neste ambiente cada vez mais desenvolvido e dinâmico. Tem como objetivo identificar como ocorre a gestão por competências nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com o propósito de subsidiar a gestão de pessoas neste setor. O estudo é de abordagem qualitativa. Realizou-se entrevistas com três dos gestores destas bibliotecas no intuito de identificar como ocorre a gestão por competências nestas. As respostas dos gestores demonstram que a gestão por competências nas bibliotecas ainda não é efetiva, uma vez que não contempla a todos os servidores das bibliotecas, devido ao número insuficiente de servidores com nível de instrução compatível com as atividades a serem desempenhadas e a necessidade da contratação de novos servidores com formação intelectual e cultural para atuar em bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Bezerra Valeriano, Universidade Federal de Mato Grosso

Bibliotecária-documentalista na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus de Rondonópolis.

Lindalva Maria Novaes Garske, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2006) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua no Departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEdu, do Campus Universitário de Rondonópolis/UFMT.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

VALERIANO, R. B.; GARSKE, L. M. N. Gestão por competências em bibliotecas universitárias: um estudo nas bibliotecas da Universidade Federal de Mato Grosso. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 107-129, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p107-129. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134199. Acesso em: 26 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos