Comparação entre sistemas para criação de acervos digitais: análise dos softwares livres DSpace, EPrints, Fedora, Greenstone e Islandora a partir de novas dimensões analíticas

Autores

  • Dalton Lopes Martins Universidade Federal de Goiás
  • Marcel Ferrante Silva Universidade Federal de Goiás
  • Joyce Siqueira Faculdade Anhanguera de Anápolis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i1p52-71

Palavras-chave:

Software livre, Repositórios digitais, Dimensões analíticas

Resumo

Os repositórios digitais estão cada vez mais integrados ao cotidiano, principalmente por possibilitar a universalização do conhecimento por meio de acesso rápido e, muitas vezes, gratuito a documentos de toda ordem. Existem atualmente diversas opções de softwares disponíveis para este fim, dessa forma, para auxiliar os gestores responsáveis por definir a melhor ferramenta para seu projeto, originou-se o objetivo desta pesquisa, de analisar cinco principais softwares livres: DSpace, EPrints, Fedora, Greenstone e Islandora e verificar quais destes atendem o maior número de requisitos previamente classificados em dimensões analíticas.  Assim, foram analisadas 182 funcionalidades, divididas em 10 dimensões analíticas, dos quais obteve-se que o DSpace atende uma maior porcentagem de funcionalidades, com 57%, sendo seguido pelo EPrints, com 38%, a Islandora, com 36%, o Greenstone, com 23% e o Fedora, com 19%. A partir deste resultado, pretende-se oferecer aos gestores importante ferramenta de decisão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás
    Professor no curso de Biblioteconomia da Faculdade de Ciência da Informação na Universidade de Brasília – UnB e no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás – UFG
  • Marcel Ferrante Silva, Universidade Federal de Goiás
    Professor Adjunto no Curso de Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás – UFG.
  • Joyce Siqueira, Faculdade Anhanguera de Anápolis

    Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

    Professora da Faculdade Anhanguera de Anápolis, Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARTINS, Dalton Lopes; SILVA, Marcel Ferrante; SIQUEIRA, Joyce. Comparação entre sistemas para criação de acervos digitais: análise dos softwares livres DSpace, EPrints, Fedora, Greenstone e Islandora a partir de novas dimensões analíticas. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 9, n. 1, p. 52–71, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i1p52-71. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/134333.. Acesso em: 19 abr. 2024.