Dos estudos de usuários à noção de práticas informacionais

contribuições da Teoria da Prática

  • Jefferson Veras Nunes Universidade Federal do Ceará
  • Bárbara Luisa Ferreira Carneiro Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Estudos de usuários, Práticas informacionais, Teoria da Prática

Resumo

Aborda a noção de práticas informacionais levando em conta o caráter interdisciplinar da Ciência da Informação, tomando como base os desdobramentos teóricos dos estudos de usuários. Como metodologia, adota a pesquisaexploratória, recorrendo também àpesquisa bibliográfica e documental, com foco na noção de práticas informacionais e na Teoria da Prática bourdieusiana. A partir da análise da literatura, destaca que a noção de práticas informacionais está estreitamente vinculada ao paradigma social da Ciência da Informação por incorporar questões mais amplas relacionadas à informação, contribuindo com o desenvolvimento de uma abordagem sociocultural no âmbito dos estudos de usuários. Conclui que a Teoria da Prática bourdieusiana auxilia a noção de práticas informacionais no entendimento de que as ações dos indivíduos são conformadas por um embate entre agência e estrutura, interioridade e exteriodade, indivíduo e sociedade, oferecendo importantes contribuiçãoes teórico-conceituais à Ciência da Informação ao reforçar a ideia de que a informação se constitui a partir de sua relação com o indivíduo, e deste com o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Bárbara Luisa Ferreira Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará

Publicado
2018-10-29
Como Citar
NUNES, J.; CARNEIRO, B. L. Dos estudos de usuários à noção de práticas informacionais. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 9, n. 2, p. 150-168, 29 out. 2018.
Seção
Artigos