A bibliometria e as novas atribuições profissionais nas bibliotecas universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i1p4-24

Palavras-chave:

Bibliometria, Bibliotecas universitárias, Serviços de informação

Resumo

O avanço tecnológico e o contexto acadêmico em rápida transformação têm gerado novas demandas informacionais e promovido a reconfiguração dos serviços em bibliotecas universitárias do mundo todo. As funções tradicionais cedem espaço ao surgimento de novas atribuições, adaptadas à agilidade tecnológica, ao ecossistema dinâmico de informação e às novas demandas dos usuários no contexto acadêmico. Este artigo discute os novos papéis das bibliotecas universitárias e o uso da bibliometria como estratégia para o desenvolvimento das bibliotecas acadêmicas. Com base na literatura e em exemplos de unidades de informação que oferecem serviços de bibliometria, atenta-se para as atribuições emergentes nas bibliotecas universitárias e para as novas possibilidades de atuação profissional. Alguns serviços de bibliometria voltados à avaliação institucional, ao apoio ao pesquisador e à formação de competências são apresentados ao final, incentivando seu oferecimento em bibliotecas universitárias brasileiras. Conclui-se que a bibliometria é um importante espaço de trabalho para o bibliotecário e um recurso estratégico para o desenvolvimento das bibliotecas universitárias e suas instituições, podendo ter reflexos significativos sobre o planejamento e avaliação institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Ciências da Informação. Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação.

Dirce Maria Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Caterina Marta Groposo Pavão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária do Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

VANZ, S. A. de S.; SANTIN, D. M.; PAVÃO, C. M. G. A bibliometria e as novas atribuições profissionais nas bibliotecas universitárias. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 4-24, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i1p4-24. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/137741. Acesso em: 28 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos