Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais: percurso histórico e dinâmicas de inserção social

Autores

  • Fabrício José Nascimento da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i1p146-167

Palavras-chave:

Biblioteca pública, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - história, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – função social. História Oral.

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre duas questões centrais: qual o lugar ocupado pela Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais no cenário cultural e intelectual de Belo Horizonte? Em que medida a apropriação de seus acervos e serviços, bem como as dinâmicas de sociabilidade experienciadas em seus espaços marcam a história de vida dos usuários que a ela recorrem? Para tanto, em um primeiro momento, traça-se, por meio de pesquisa bibliográfica, um panorama histórico dessa unidade bibliotecária, destacando-se acontecimentos relevantes em sua trajetória e evidenciando os principais serviços e atividades oferecidos à população belo-horizontina, bem como a diversidade de suas coleções. Posteriormente, e visando-se apreender a importância da Biblioteca para a cidade e para seus usuários, analisa-se as respostas conferidas por 4 sujeitos às seguintes indagações: que impressões e sensações foram vivenciadas por eles durante o primeiro contato com a Biblioteca Estadual? Qual a importância da Biblioteca para Belo Horizonte; e qual o lugar que a mesma ocupa em suas histórias de vida? Como resultado, além de demarcar a importância social da instituição e os modos como intervém na paisagem cultural de Belo Horizonte e do estado, ressalta-se a relevância simbólica e afetiva que ela possui para cada um de nossos depoentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício José Nascimento da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bibliotecário, Mestre e Doutor em Ciênda da Informação. Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nas modalidades graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

SILVEIRA, F. J. N. da. Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais: percurso histórico e dinâmicas de inserção social. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 146-167, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i1p146-167. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/138665. Acesso em: 24 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos