Análise de uma Arquitetura da Informação associada a Multimodalidade na capacitação de profissionais de alto desempenho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p130-149

Palavras-chave:

Arquitetura da Informação, Espaços Informacionais, Multimodalidade

Resumo

A capacitação permanente de profissionais, em qualquer área do conhecimento, é um desafio a ser alcançado nos dias de hoje. Com profissionais de alto desempenho não é diferente, eles devem dominar uma ampla gama de disciplinas que vão desde relacionamentos humanos ao domínio da gestão de riscos empresariais. A pesquisa mostra uma análise da aplicação prática dos conceitos de arquitetura da informação, espaços informacionais e multimodalidade como proposta de atendimento a essas demandas de capacitação desses profissionais. A metodologia empregada foi da pesquisa aplicada, utilizando questionários direcionados para levantamento dos dados. Os resultados iniciais obtidos demonstram uma boa aceitação do modelo e dos conceitos empregados pelo grupo de profissionais de alto desempenho pesquisado, com avaliações concentradas na sua maioria entre boas e ótimas. A multimodalidade aplicada na capacitação profissional pode auxiliar, significativamente, o alcance das necessidades de informação do educando, para que ele possa desempenhar suas atividades técnicas e gerenciais cotidianas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tomás Roberto Orlandi, Universidade de Brasília

    Doutorando em Ciências da Informação na UnB - Universidade de Brasília / FCI - Faculdade de Ciências da Informação, atuando como membro do grupo de pesquisa R.E.G.I.I.M.E.N.T.O. - Arquitetura da Informação, Linguística Computacional e Multimodalidade, Mídias e Interatividade, Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2002), Especialista em Governança de TI pela Universidade de Brasília - UNB (2007), Especialista em Engenharia de Software pela Universidade Católica de Brasília (1990) e graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (1985). Professor de graduação nas áreas de análise de sistemas e modelagem de dados. Professor de pós-graduação nas áreas de Gerenciamento de Projetos, BSC voltado para TI e Engenharia de Software. Ministra cursos e palestras em várias instituições acadêmicas e empresarias, públicas e privadas.

  • Claudio Gottschalg Duque, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Licenciamento em Letras habilitação em Português e Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Psicolinguística no Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado-sanduíche em Linguística Computacional no Angewandte Sprachwissenschaft und Computerlinguist - Justus-Liebig-Universität Giessen (2004) e doutorado em Produção e Gestão da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (2005). Atualmente é coordenador do grupo de pesquisa "Research Expert Group for Intelligent Information in Multimodal Environment using Natural language Technologies and Ontologies"(R.E.G.I.I.M.E.N.T.O.), coordenador acadêmico do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação UnB/UFES (DINTER), professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI-UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informacao (PPGCINF-UNB). Foi Professor Visitante na Universidade de Mannheim no Grupo de Pesquisa de Dados e Ciência da Web (Data and Web Science) no semestre de inverno 2013/2014.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de recuperação de informação, ontologia, lingüística computacional, sistemas inteligentes e web semântica.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ORLANDI, Tomás Roberto; DUQUE, Claudio Gottschalg. Análise de uma Arquitetura da Informação associada a Multimodalidade na capacitação de profissionais de alto desempenho. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 9, n. 2, p. 130–149, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p130-149. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/140614.. Acesso em: 18 abr. 2024.