Fluxo de informação no contexto contábil

Autores

  • Elder Lopes Barboza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Milene Martins Roa Instituto de Ensino Superior da FUNLEC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p189-214

Palavras-chave:

Fluxo de informação, Tomada de decisão, Contabilidade

Resumo

A compreensão dos fluxos de informação contribui para o desenvolvimento organizacional em diversos setores. Diante disso, surge a necessidade de compreender como ocorre o fluxo de informação em uma empresa de contabilidade. Para isso, esta pesquisa objetivou investigar como ocorre o fluxo de informação dentro de uma empresa de contabilidade, identificando os tipos de informação que circulam na empresa, quem a produz, por quais setores transita essa informação, que processos são gerados e quais tecnologias são utilizadas. A metodologia utilizada se pautou na revisão da literatura para a discussão dos conceitos pesquisados, pesquisa documental que se deu por meio do acesso a sistemas e documentos relativos ao ambiente pesquisado, e levantamento de dados através de questionário para compreender o fluxo de informação dentro da empresa selecionada. Como resultados pela análise de dados, foi possível observar como ocorre o fluxo de informação na empresa pesquisada e como esse fluxo influencia na tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elder Lopes Barboza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Bibliotecário-Documentalista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Milene Martins Roa, Instituto de Ensino Superior da FUNLEC

Bacharela em Biblioteconomia e Especialista em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias (IESF)

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

LOPES BARBOZA, E.; MARTINS ROA, M. Fluxo de informação no contexto contábil. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 189-214, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p189-214. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/141456. Acesso em: 20 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos