A História Econômica nas Fontes do Arquivo Nacional

Autores

  • Thiago Vinicius Mantuano da Fonseca Universidade Federal Fluminense
  • Marcos de Brito Monteiro Marinho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p4-26

Palavras-chave:

História Econômica, Arquivo Nacional, Fontes

Resumo

Este artigo surge a partir de algumas inquietudes sobre a historiografia e o seu futuro, especialmente com as ameaças ao funcionamento do Arquivo Nacional. Para tanto, pretendemos fazer um duplo trabalho de divulgação: tanto da importância do Acervo sob guarda do Arquivo Nacional para o estabelecimento e futuro da História Econômica como campo autônomo e com vocação de síntese para a historiografia; quanto da demonstração de como os estudos e pesquisas no âmbito da História Econômica ajudaram a impulsionar o desenvolvimento da preservação, organização e demanda pela documentação no Arquivo Nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Vinicius Mantuano da Fonseca, Universidade Federal Fluminense

    Doutorando no curso de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, onde também é graduado em História (2014) e mestre em História Social (2017). Foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq/UFF por dois anos e bolsista do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES, nível de mestrado, igualmente por dois anos; hoje também é bolsista do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES, nível de doutorado, sob orientação do Prof. Dr. Cezar Honorato. É membro do grupo de pesquisa Portos e Cidades no Mundo Atlântico (CNPq), do laboratório POLIS - História Econômico-Social (UFF), do grupo de investigação internacional La Governanza de los Puertos Atlánticos (UNED - ESP) e sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, além de colaborador do Foro Internacional de Ciudades Portuarias (IDEHES/CONICET - ARG) e do laboratório HEQUS - História Econômica, Quantitativa e Social (UFF). Estuda a História do Brasil Império e Republicano, com experiência na área da História Econômica e no campo da História Urbano-Portuária. Investiga e desenvolve trabalhos acerca do porto, operação portuária, região portuária, processos de trabalho e processo produtivo portuário, navegação histórica e cidade do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como Estagiário Sênior no Projeto Acervo da Superintendência do Patrimônio da União, em cooperação com a UFF (Fundação Euclides da Cunha) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

  • Marcos de Brito Monteiro Marinho, Universidade Federal Fluminense

    Mestre em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2013). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE). Atualmente é Professor Docente I da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC - RJ). Tem especial interesse nos seguintes temas: história agrária, escravidão moderna, história econômica e social do Brasil Império (século XIX)

Downloads

Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A História Econômica nas Fontes do Arquivo Nacional. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 4–26, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p4-26. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/142336.. Acesso em: 28 mar. 2024.