As relações entre Centros de Memória e Ciência da Informação

breve reflexão

  • Daniele Feldman Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gisela Eggert Steindel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Palavras-chave: Lugares de Memória, Centros de Memória, Ciência da Informação

Resumo

Este estudo objetiva efetuar uma breve reflexão acerca das relações entre Centros de Memória e Ciência da Informação. Neste sentido, foi evidenciado no corpo teórico do estudo: os conceitos empreendidos acerca da memória; a diferença entre memória e história; os lugares de memória; e os sentidos empreendidos na construção de diálogos entre informação e documento na Ciência da Informação. Este estudo mostrou que a prática e teoria da área da Ciência da Informação são essenciais para a criação e o funcionamento dos Centros de Memória, uma vez que esta área viabiliza mecanismos para apropriação da informação, a fim do fluxo informacional e do conhecimento gerado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Feldman, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Doutoranda em Ciência da Informação - Programa de Pós-Graduação em Ciêncida da Informação - UFSC
Gisela Eggert Steindel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Professora no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Univerisidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED), ministra aulas na graduação e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (DPED/FAED) e no Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação (DBI/FAED). 
Publicado
2019-05-23
Como Citar
FELDMAN, D.; STEINDEL, G. As relações entre Centros de Memória e Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 10, n. 1, p. 147-166, 23 maio 2019.
Seção
Artigos