A produção científica da UFPA sobre conhecimentos tradicionais

análise das teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes

Autores

  • Cleide Furtado Nascimento Dantas Universidade Federal do Pará
  • Alegria Celia Benchimol Museu Paraense Emilio Goeldi
  • Thiago Henrique Bragato Barros Universidade Federal do Pará
  • João Batista Ernesto de Moraes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v9i2p48-70

Palavras-chave:

Produção científica, Conhecimentos tradicionais, Análise do discurso, Universidade Federal do Pará

Resumo

É uma pesquisa que investiga a produção científica da Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre conhecimentos tradicionais, a partir das teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes, a fim de verificar como o tema tem sido abordado na instituição. Utiliza para a análise dos dados, a análise do discurso de linha francesa e aportes da bibliometria, constituindo-se num estudo quali-quantitativo. Os resultados indicam que o tema é atual e de interesse para a UFPA, em diversas áreas do conhecimento. Verificam também que as discussões locais sobre a temática acompanham o contexto das abordagens nacional e internacional, contudo tendo características próprias relacionadas à localização onde a instituição está inserida, a região amazônica. Finalmente, concluem que a análise da produção científica de uma instituição se mostra promissora para a compreensão de como determinados temas têm sido abordados, neste caso, os conhecimentos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Furtado Nascimento Dantas, Universidade Federal do Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas,
da Universidade Federal do Pará (PPGCI/ICSA/UFPA). Bacharela em Biblioteconomia (FABIB/ICSA/UFPA).
Bibliotecária-Documentalista da Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann (BC/UFPA).

Alegria Celia Benchimol, Museu Paraense Emilio Goeldi

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ- ECO). Tecnologista Pleno Senior do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI/UFPA).

Thiago Henrique Bragato Barros, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto na Faculdade de Arquivologia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará. Atualmente é Diretor da Faculdade de Arquivologia (2016-2018). Presidente da Internacional Society for Knowledge Organization- Capítulo Brasileiro (2017-2019).

João Batista Ernesto de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Livre-Docente em Linguística e Documentação. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Marília.

Downloads

Publicado

2018-10-29

Como Citar

DANTAS, C. F. N.; BENCHIMOL, A. C.; BARROS, T. H. B.; MORAES, J. B. E. de. A produção científica da UFPA sobre conhecimentos tradicionais: análise das teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 48-70, 2018. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v9i2p48-70. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/143377. Acesso em: 27 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos