As músicas da Era Vargas e o registro da Memória Social sobre as eleições presidenciais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i1p81-95Palavras-chave:
Era Vargas, Música brasileira, Fonte de informação, Memória socialResumo
Estuda as músicas compostas durante as eleições presidenciais da Era Vargas, no período entre 1930 e 1954. Lista quatro músicas compostas no período proposto, com seus respectivos autores e interpretes. Utiliza as músicas como fonte de informação sobre a memória política da época. Analisa de forma empírica, as letras das canções e os fatos aos quais que se referem, com relação à história. Traça um paralelo entre os fatos, as composições e a memória social. Conclui que a música é uma importante fonte de informação para a formação da memória social, através de suas letras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.