A percepção discente e o mercado de trabalho

o caso do curso de Arquivologia na Universidade Federal de Santa Catarina

  • Sonali Paula Molin Bedin, Ms. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Evandro Jair Duarte, Ms. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • William Barbosa Vianna UFSC
Palavras-chave: Profissional da informação, Mercado de trabalho, Arquivologia, Ciência da Informação, Arquivista

Resumo

A profissão de arquivista se insere no mercado de trabalho ao longo da história e sua importância é evidente considerando que todas as sociedades produzem documentos e constroem a sua história. O curso de Arquivologia da UFSC foi implantado em 2010-1 e pretende formar profissionais para atuarem no mercado catarinense com suas singularidades. A pesquisa pretendeu verificar qual a percepção dos discentes quanto a formação e atuação profissional, considerando as transformações que podem ocorrer durante os estágios de formação. A pesquisa se classifica como qualitativa e teve como universo oito alunos da primeira fase e cinco alunos da oitava fase em curso em 2017. Como resultados concluiu-se que apenas questões pontuais de atuação profissional divergem entre os alunos, sendo que uniformemente todos têm conhecimento do fazer do arquivista e do mercado de trabalho possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonali Paula Molin Bedin, Ms., Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Especialização em Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em C&T pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Membro pesquisador participante do Instituto de Pesquisas Biblion na linha de pesquisa Sustentabilidade em Unidades de Informação. Membro pesquisador participante do Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação.

Evandro Jair Duarte, Ms., Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doctorado en Ciencia de la Información por el Programa de Postgrado de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC, 2017-). Maestría en Ciencia de la Información por el Programa de Postgrado de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC - 2013-2015). Posgrado en Curso de Especialización en Gestión de la Información e Innovaciones Tecnológicas por la Facultad Internacional de Curitiba - (FACINTER / IBPEX - 2009-2010). Licenciatura en Biblioteconomía - Habilitación en Gestión de la Información por la Universidad del Estado de Santa Catarina - (UDESC 2004-2007). Bibliotecario CRB14 / 1145. Editor-gerente de la Revista ACB (2010-). Bibliotecario de la Biblioteca Pública de Santa Catarina - Sector de Santa Catarina y Sector de Obras Raras (2010-). Bibliotecario de la Academia Brasileña de Contadores de Historias (ABCH-Matriz, 2015-). Coordinador del Taller Literario Boca de León por la Fundación Catarinense de Cultura (FCC), desarrollado en la Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC, 2016-). Coordinador del Grupo Especializado en Bibliotecas Públicas (GEBP) por la Asociación Catarinense de Bibliotecarios (ACB, 2016-). En los siguientes temas: competencia en información, lectura, literatura, literatura infantil y juvenil, biblioteca pública, biblioterapia, escritura creativa y narración de historias

William Barbosa Vianna, UFSC
Departamento de Ciência da Informação - UFSC.
Publicado
2019-05-23
Como Citar
MOLIN BEDIN, S.; DUARTE, E.; VIANNA, W. A percepção discente e o mercado de trabalho. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 10, n. 1, p. 302-325, 23 maio 2019.
Seção
Relato de Experiência