Produção e a divulgação científica entre os docentes da Faculdade de Veterinária da UFRGS

uma abordagem comparativa

Palavras-chave: Bibliometria, Medicina Veterinária, Produção científica, Divulgação científica, Registros catalográficos

Resumo

Com o aporte da bibliometria, analisa a produção científica e as publicações de divulgação científica dos docentes da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), registradas no catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS (SABi), no que tange aos indicadores de distribuição temporal, produtividade departamental e temática das publicações. Os resultados indicam uma diferença significativa na quantidade de artigos científicos e de publicações de divulgação científica produzidos pela Faculdade de Veterinária; o crescimento das publicações de divulgação científica no período de 2013-2016 e da produção científica a partir dos anos 2000; os departamentos de Medicina Veterinária Preventiva e Patologia Clínica Veterinária como os mais produtivos em publicações de divulgação científica e artigos científicos, respectivamente; e a afinidade temática das publicações de divulgação científica com o Programa de Pós-Graduação em Alimentos de Origem Animal (PPGAOA) e da produção científica com os Programas de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) e Medicina Animal: Equinos (PPGMAE). Conclui que as publicações de divulgação científica dos docentes da Faculdade de Veterinária da UFRGS abordam assuntos relacionados ao perfil do PPGAOA, enquanto os artigos científicos tratam de temas condizentes com as linhas de pesquisa dos programas PPGCV e PPGMAE, o que pode refletir a influência das recomendações dos documentos de área da Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação da CAPES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício de Vargas Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecário na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Vera Finardi Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bibliotecária na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Samile Andréa de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sônia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Information Studies pela University of Sheffield, Inglaterra.

Publicado
2019-05-23
Como Citar
CORRÊA, M.; RODRIGUES, A. V.; VANZ, S. A.; CAREGNATO, S. E. Produção e a divulgação científica entre os docentes da Faculdade de Veterinária da UFRGS. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 10, n. 1, p. 265-280, 23 maio 2019.
Seção
Artigos