Inovação tecnológica da UFRGS

uma análise da colaboração identificada nas patentes indexadas na base Orbit

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v10i2p92-114

Palavras-chave:

Inovação tecnológica., Depósito de patentes., Patentometria., Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Resumo

É um estudo de caráter descritivo, com viés patentométrico, que objetiva estudar as características da colaboração interinstitucional nas patentes da UFRGS, contemplando as redes de colaboração com outras instituições e países, e identificando os campos tecnológicos e os principais inventores. Foram coletados dados de 124 registros indexados na base de dados Orbit, que foram tratados e analisados com a ajuda dos softwares Pajek, MapChart, VOSviewer e Excel, resultando em redes, mapas e tabelas. Apresenta nos resultados que a UFRGS: possui forte parceria com Brasken, Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio de Janeiro; colabora mais intensamente com instituições brasileiras, mas aparecem Paraguai, Argentina e Uruguai nas suas relações estrangeiras; possui mais registros nas áreas de Necessidades Humanas, Química, Operações de Processamento e Transporte e Física, com patentes depositadas majoritariamente no escritório do Brasil, destacando inventores das áreas da engenharia, farmácia, veterinária e química. Finaliza com a ideia de que a UFRGS está buscando colaboração internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bochi dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, mestre em comunicação e informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Thiago Monteiro Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bacharel em Biblioteconomia - UFRGS.

Felipe Grando Brandão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Administrador (CRA-RS nº 24.181), Bacharel em Administração - UFRGS, Mestre em Gestão Estratégica de Organizações - URI, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Design - UFRGS, Servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC.

Rene Faustino Gabriel Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Doutor do Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Maria Mielniczuk de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação/FABICO/UFRGS, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN/UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação - PPGCOM/UFRGS. Coordenadora do PPGCIN e do Grupo de Pesquisa NECIT - Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia.

Downloads

Publicado

2019-01-22

Como Citar

SANTOS, F. B. dos; ALVES, T. M.; QUEIROZ, D. G. de C.; BRANDÃO, F. G.; GABRIEL JUNIOR, R. F.; MOURA, A. M. M. de. Inovação tecnológica da UFRGS: uma análise da colaboração identificada nas patentes indexadas na base Orbit. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 92-114, 2019. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v10i2p92-114. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/156038. Acesso em: 29 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos