Inovação tecnológica da UFRGS

uma análise da colaboração identificada nas patentes indexadas na base Orbit

Palavras-chave: Inovação tecnológica., Depósito de patentes., Patentometria., Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Resumo

É um estudo de caráter descritivo, com viés patentométrico, que objetiva estudar as características da colaboração interinstitucional nas patentes da UFRGS, contemplando as redes de colaboração com outras instituições e países, e identificando os campos tecnológicos e os principais inventores. Foram coletados dados de 124 registros indexados na base de dados Orbit, que foram tratados e analisados com a ajuda dos softwares Pajek, MapChart, VOSviewer e Excel, resultando em redes, mapas e tabelas. Apresenta nos resultados que a UFRGS: possui forte parceria com Brasken, Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio de Janeiro; colabora mais intensamente com instituições brasileiras, mas aparecem Paraguai, Argentina e Uruguai nas suas relações estrangeiras; possui mais registros nas áreas de Necessidades Humanas, Química, Operações de Processamento e Transporte e Física, com patentes depositadas majoritariamente no escritório do Brasil, destacando inventores das áreas da engenharia, farmácia, veterinária e química. Finaliza com a ideia de que a UFRGS está buscando colaboração internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bochi dos Santos, NECIT/UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, mestre em comunicação e informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Thiago Monteiro Alves, NECIT/UFRGS

Bacharel em Biblioteconomia - UFRGS.

Felipe Grando Brandão, NECIT/UFRGS

Administrador (CRA-RS nº 24.181), Bacharel em Administração - UFRGS, Mestre em Gestão Estratégica de Organizações - URI, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Design - UFRGS, Servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico – SEDETEC.

Rene Faustino Gabriel Junior, NECIT/UFRGS

Professor Doutor do Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Maria Mielniczuk de Moura, NECIT/UFRGS

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação/FABICO/UFRGS, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN/UFRGS e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação - PPGCOM/UFRGS. Coordenadora do PPGCIN e do Grupo de Pesquisa NECIT - Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia.

Publicado
2020-01-22
Como Citar
SANTOS, F.; ALVES, T.; QUEIROZ, D.; BRANDÃO, F.; GABRIEL JUNIOR, R.; MOURA, A. M. Inovação tecnológica da UFRGS. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 10, n. 2, p. 92-114, 22 jan. 2020.
Seção
Artigos