Vantagem competitiva e gestão do conhecimento

abordagens gerenciais em unidades de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v11i1p93-113

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Vantagem competitiva, Gestão da informação, Unidades de informação

Resumo

Discute a adoção de concepções administrativas de cunho gerencial em unidades de informação, sem a devida adequação aos seus objetivos precípuos. Afirma que essa postura pretende, entre outras coisas, trazer reconhecimento profissional e prestígio no âmbito dessas unidades para garantir a continuidade de sua prestação de serviços. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que discute a aplicabilidade das propostas de gestão do conhecimento e da vantagem competitiva integradas à gestão da informação e conclui propondo três possibilidades de solução para a aplicação dessas abordagens gerenciais nas unidades de informação: I. Solução genérica; II. Solução intermediária; e III. Solução restrita. Por fim, vale ressaltar que a proposta da aplicação de gestão do conhecimento e da vantagem competitiva integradas à gestão da informação apresentadas neste estudo pretende contribuir para o amadurecimento de uma visão interdisciplinar, tendo como plano de fundo as unidades de informação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Henrique de Araújo Júnior, Universidade de Brasília

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB, Brasil.

    Professor da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília – UnB, Brasil.

  • Ana Clara Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Avaliação de Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

    Professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil. 

    Pesquisadora Associada no Centro Interidisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa - CICS.NOVA.

Referências

ARAÚJO JR., R. H. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.

BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.

CAVALCANTE, L. F. B; VALENTIM, M. Informação e conhecimento no contexto de ambientes organizacionais. In: VALENTIM, M. Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 235-254.

CHECKLAND, P. Systems thinking, systems practice. Chichester: John Wiley & Sons, 2000.

CHOO, Chun Wei. Gestão da informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente. Lisboa: Caminho, 2003a.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Senac, 2003b.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DRUCKER, P. Administração na era das grandes transformações. São Paulo: Elsevier, 2011.

GUTIÉRREZ, M. P. M. O Conhecimento e sua gestão em organizações. In: TARAPANOFF, K. Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, Unesco, 2006. p. 137-138.

HESSEN, J. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ICHIJO, K. Da administração à promoção do conhecimento. In: TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

KIM, W. C.; MAUBOURGE, R. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. São Paulo: Campus, 2005.

KIMBERLY, J. R.; BOUCHIKHI, H. Projetando o local de trabalho personalizado. In: DAY, G. S.; SCHOEMAKER, P. J. H.; GUNTHER, R. R. Gestão de tecnologias emergentes: a visão da Wharton School, 2003. p. 342-357.

LE COADIC, Y. F. La science de l’information. Paris: Presses Universitaires de France, 2006.

MARTINET, B.; MARTI, Y. M. L’intelligence économique: comment donner de la valeur concurrentielle à l’entreprise. Paris: Éditions d’Organization, 2002.

McINERNEY, C. Compartilhamento e gestão do conhecimento: profissionais da informação em um ambiente de confiança mútua. In: TARAPANOFF, K. Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006. p. 57-72.

McINERNEY, C. Knowledge management and the dynamic nature of knowledge. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 53, n.12, p. 1009-1018, 2002.

MERLAND, J. P. L’intelligence économique appliqué à la direction des systems d’information: demarche et fiches pratiques. Paris: CIGREF, 2005.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company: how japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press, 1995.

OYEMOMI, O.; LIU, S.; NEAGA, I.; ALKHURAIJI, A. How knowledge sharing and business process contribute to organizacional performance: using the fsQCA approach. Journal of Business Research, v. 69, p. 5222-5227, 2016.

PONZI, L., J.; KOENIG, M. Knowledge management: another management fad? Information Research, Lund, v. 8, n. 1, oct. 2002.

POPPER, K. R. Lógica das ciências sociais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004.

PORTER, M. E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free Press, 2004.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, 1990.

STEWART, T. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TARAPANOFF, K. Informação, conhecimento e inteligência em corporações: relações e complementaridade. In: TARAPANOFF, K. Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, Unesco, 2006. p. 19-36.

TAYLOR, R. S. Value-added process in information systems. Norwood: Ablex, 1996.

WERSIG, G.; NEVELING U. The phenomena of Information Science. The Information Scientist, v. 9, n. 4, p.127-140, 1975.

WILSON, T. D. A problemática da gestão do conhecimento. In: TARAPANOFF, K. Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006. p. 37-55.

WILSON, T. D. The nonsense of knowledge management. Information Research, v. 8, n. 1, paper 144, 2002. Disponível em: http://InformationR.net/ir/8-1/paper144.html. Acesso em: 27 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de; CÂNDIDO, Ana Clara. Vantagem competitiva e gestão do conhecimento: abordagens gerenciais em unidades de informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 11, n. 1, p. 93–113, 2020. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v11i1p93-113. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/162903.. Acesso em: 25 abr. 2024.