O discurso sobre a biblioteca escolar na rede eletrônica: sentidos a perder de vista

Autores

  • Ludmila Ferrarezi USP - FFCLRP (Ribeirão Preto - SP.)
  • Lucília Maria S. Romão USP - FFCLRP (Ribeirão Preto - SP.)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i1p56-76

Palavras-chave:

Análise do discurso, Biblioteca escolar, Redes eletrônicas

Resumo

Neste trabalho, objetivamos estudar discurso e rede eletrônica para observar como sujeitos fazem falar sentidos de biblioteca escolar, leitura e bibliotecário em uma lista de discussão e em um blog. Anotamos que memória discursiva como condição de todo dizer, sujeito como posição e discurso como efeito de sentidos entre interlocutores serão as bases conceituais que apoiarão nosso estudo. Assim, tomando os postulados da teoria discursiva fundada por Michel Pêcheux, interessa-nos interpretar um corpus coletado on-line e cujos recortes apontam a Internet como um observatório de sentidos mais plurais, dados pelos confrontos entre diferentes formações discursivas que se misturam, entre sentidos e sujeitos em movimento constante e interação, propiciada pela volatilidade da rede e pela maleabilidade do discurso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ludmila Ferrarezi, USP - FFCLRP (Ribeirão Preto - SP.)
    Bacharel em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Atualmente é mestranda em Psicologia pela FFCLRP/USP.
  • Lucília Maria S. Romão, USP - FFCLRP (Ribeirão Preto - SP.)
    Professora do curso de Ciências da Informação e Documentação da USP de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2010-07-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FERRAREZI, Ludmila; ROMÃO, Lucília Maria S. O discurso sobre a biblioteca escolar na rede eletrônica: sentidos a perder de vista. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 1, p. 56–76, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i1p56-76. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42305.. Acesso em: 18 abr. 2024.