Construindo Novas Histórias do Conhecimento: um estudo iconográfico do ensino na Universidade Medieval.

Autores

  • Giulia Crippa USP - FFCLRP (Ribeirão Preto - SP.)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v1i2p60-76

Palavras-chave:

Universidade, Conhecimento, Iconografia, Cultura Medieval

Resumo

Esse trabalho pretende abordar um conjunto de imagens, encontradas principalmente em monumentos funerários, que se caracterizam, a partir dos primeiros anos do século XIV, por apresentar o tema do ensino universitário através de cenas em que se destaca o “Mestre”, empenhado em lecionar aos seus estudantes. Peculiaridade dessas imagens é que elevam ao espaço monumental da memória religiosa – o cemitério - uma figura recém aparecida no espaço urbano, inserida em uma profissão cuja finalidade era o pecus, o lucro, e a fama: o Mestre Laico. O artigo esboça a trajetória histórica da institucionalização do conhecimento dos chamados “filósofos”, visto com suspeita pelos elementos eclesiásticos, até então principais protagonistas da arquitetura do conhecimento medieval. A figura que representa a posição social e profissional dos mestres laicos, assim realizada é, porém, o resultado da busca de espaços legítimos de reconhecimento intelectual no âmbito da universidade, através de conflitos que amadurecem e se revelam ao longo do século XIII, quando a expansão dos currículos, proposta já na metade dos século XII por personalidades como Hugo de São Vítor, leva a uma ampliação da base docente ativamente empenhada nas faculdades de medicina, de direito e, em grande medida, nas artes liberais e mecânicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CRIPPA, Giulia. Construindo Novas Histórias do Conhecimento: um estudo iconográfico do ensino na Universidade Medieval. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 1, n. 2, p. 60–76, 2010. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v1i2p60-76. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/42320.. Acesso em: 23 abr. 2024.