Entre a Retórica e a Filologia: do pragmatismo ao humanismo na epistemologia da Ciência da Informação

Autores

  • Gustavo Silva Saldanha Doutorando em Ciência da Informação – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/FACC/UFRJ, Professor Assistente da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p47-67

Palavras-chave:

Epistemologia da Ciência da Informação, Humanismo, Retórica, Filologia

Resumo

Identifica e discute a presença do humanismo na epistemologia da Ciência da Informação. Analisa o desenvolvimento contemporâneo do discurso epistemológico informacional e apresenta o pragmatismo, enquanto filosofia e método, como via que conduz o campo à recuperação dos elementos do olhar humanista sobre a realidade. Define a noção de humanismo a partir de um enfoque disciplinar, tendo Filologia e Retórica como duas matérias que definem o conceito geral do movimento e da tradição humanista. A partir de uma hermenêutica da linguagem da produção científica na Ciência da Informação interpreta as abordagens que recuperam os elementos identitários do conceito de humanismo no campo informacional. Conclui que o desenvolvimento epistemológico da Ciência da Informação se direciona no horizonte dos métodos de intervenção que se fundamentam entre a Retórica e a Filologia. Aponta as possibilidades teórico-metodológicas de reconhecimento do humanismo na epistemologia informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Silva Saldanha, Doutorando em Ciência da Informação – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/FACC/UFRJ, Professor Assistente da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutorando em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ, Mestre em Ciência da Informação pela ECI/UFMG, Especialista em Filosofia Medieval pela FSB/RJ, Bacharel em Biblioteconomia pela ECI/UFMG

Downloads

Publicado

2011-06-07

Como Citar

SALDANHA, G. S. Entre a Retórica e a Filologia: do pragmatismo ao humanismo na epistemologia da Ciência da Informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 47-67, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i1p47-67. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42334. Acesso em: 19 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos