Rede de tags para recuperação da informação no contexto da Representação Iterativa

Autores

  • José Eduardo Santarem Segundo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, campus de Marília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p86-109

Palavras-chave:

Representação Iterativa, Folksonomia, Folksonomia Assistida, Rede de Tags, Repositórios Digitais

Resumo

A recuperação da informação tem sido abordada constantemente dentro da Ciência da Informação, gerando e incentivando vários estudos que levem a melhorar os resultados em buscas tanto na Web como em vários  outros ambientes digitais informacionais. Neste contexto a Representação Iterativa, modelo sugerido para repositórios digitais, aparece como um diferencial que altera o paradigma do auto-arquivamento de objetos digitais criando um conceito de relacionamento entre os termos que ligam o pensamento do usuário ao material depositado no ambiente digital. As ligações efetivadas pela Representação Iterativa com auxílio da Folksonomia Assistida geram uma estrutura em formato de redes que conecta de forma vertical e horizontal os objetos depositados, apoiando-se em algum tipo de estrutura de representação do conhecimento das áreas de especialidades e portanto criando uma rede de informações baseada no conhecimento dos usuários. A rede de informações criada, chamada de rede de tags, é dinâmica e efetiva um modelo diferente de recuperação da informação e estudo dos repositórios digitais informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-07

Como Citar

SANTAREM SEGUNDO, J. E.; VIDOTTI, S. A. B. G. Rede de tags para recuperação da informação no contexto da Representação Iterativa. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 86-109, 2011. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v2i1p86-109. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/42336. Acesso em: 22 out. 2020.

Edição

Seção

Artigos